"O Samba Como Casa Como Condição". Capa. Reprodução

O Samba Como Casa Como Condição é o acertado título do novo álbum de Josias Sobrinho, o sétimo da série “Canção em Canção”, com que o compositor está lançando 100 músicas inéditas – 10 por álbum – desde o ano passado.

Quem conhece a obra do artista, certamente há de lembrar de “Terra de Noel”, clássico absoluto de sua lavra, não regravada neste registro. A metáfora possível aí é o próprio samba como universo de Noel Rosa (1910-1937), um de seus maiores ídolos desde a infância.

O título do álbum é verso de “De Prima”, que abre o registro, com a peculiaridade de um samba tipicamente maranhense, também conhecida como a batucada no estilo Fuzileiros da Fuzarca, um dos mais longevos blocos carnavalescos, fundado em 1936 na Madre Deus, bairro da região central de São Luís, considerado um dos berços do samba e da boemia da capital maranhense.

Por falar em Madre Deus, Josias Sobrinho é o homenageado deste ano da Turma do Quinto, tradicional escola de samba do bairro, após um adiamento (2022, em razão da pandemia) e um protesto – ano passado o grêmio recreativo optou por não desfilar na Passarela do Samba, em razão dos atrasos no repasse de verbas públicas para a realização dos desfiles.

Josias Sobrinho tem veia e alma de sambista e O Samba Como Casa Como Condição reafirma este visto. “Sururu Com Goiabada” tem o bom humor típico das rodas mais descompromissadas e descontraídas. “Benício Chegou” e “Laurinha” são homenagens do compositor a seus netos e “Minha Menina” uma homenagem do parceiro Moisés Matias à sua filha.

Cada volume de “Canção em Canção” é assinado por Josias Sobrinho com um parceiro/arranjador. Neste sétimo volume a honra cabe a Cassiano Sobrinho (percussão, bateria e backing vocals), seu filho, e Ruan Cruz (violões de seis e sete cordas, baixo e guitarra). A banda se completa com Jhoie Araújo (violões de seis e sete cordas), Pablo (cavaquinho), João Neto (flauta) e Lucas Sobrinho (backing vocals), com a participação especial de Osmar do Trombone (em “De Prima” e “Deixa o Passado Passar”, parceria com Joãozinho Ribeiro). O maestro Zé Américo Bastos assina mixagem e masterização de O Samba Como Casa Como Condição – ele é o arranjador dos volumes 3 (Dança dos Contrários) e 5 (Lenita Pinheiro Canta Josias Sobrinho).

Parceria com Carlos Quirino, “Em Segredo Pra Maturação” fecha o álbum, seu título possível metáfora para o fato de somente agora, com mais de 50 anos de bons serviços prestados à música brasileira, e sempre com um pé no samba, Josias Sobrinho dedicar um álbum inteiro ao gênero.

*

Ouça O Samba Como Casa Como Condição:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome