O cantor e compositor Di Melo (com o guitarrista João Simas em segundo plano) durante sua apresentação no Festival BR 135, em São Luís (2016) - foto: Marco Aurélio/ Acervo BR 135
O cantor e compositor Di Melo (com o guitarrista João Simas em segundo plano) durante sua apresentação no Festival BR 135, em São Luís (2016) - foto: Marco Aurélio/ Acervo BR 135

“A vida em seus métodos diz calma”, diz o título/mantra/refrão de uma das composições mais conhecidas de Di Melo, uma das faixas de seu álbum de estreia, lançado pela EMI-Odeon, em 1975. O disco, que leva apenas o nome do artista por título, é uma das obras-primas lançadas no Brasil naquela década, e não deixa nada a dever a clássicos como o “Racional” de Tim Maia (1942-1998), para citar apenas um lançado no mesmo ano.

À ficha técnica do álbum comparecem nomes como Heraldo do Monte (viola e violão), Hermeto Pascoal (flauta e teclados) e Cláudio Beltrame (contrabaixo), com arranjos, orquestração, regência e violão de Geraldo Vespar, entre outros. As fotos da capa e contracapa são de Carlos A. Duttweller, que naquela década trabalhou com nomes como Carlos Daffé, Ednardo e Tim Maia, além dos grupos Moto Perpétuo (que tinha Guilherme Arantes entre seus integrantes) e Som Nosso de Cada Dia, entre outros.

A velha história é por demais conhecida: o disco não fez sucesso à época, Di Melo sumiu do mapa, envolveu-se em um acidente de motocicleta, muita gente o deu como morto; entocado, no entanto, ele continuava produzindo. Internautas redescobriram o disco de estreia que, alçado ao status de cult, teve algumas reedições aproveitando o revival do vinil. O álbum foi relançado em cd em 2002, graças aos esforços do baterista e pesquisador Charles Gavin, na coleção Odeon 100 Anos.

Com alguns discos caseiros na bagagem, incluindo “Distando Estava” (Camerati, 1990), gravado com a banda de Belchior (1946-2017), em 2011 Di Melo protagonizou o documentário “Di Melo: O Imorrível”, dos cineastas Alan Oliveira e Rubens Pássaro, facilmente encontrável no youtube. O curta-metragem é bem-humorado e mostra o dia a dia do artista, que passou a dedicar-se às artes plásticas para não se sujeitar a fazer discos que não queria ou tocar por qualquer coisa na noite, em bares – foi no mítico Jogral que Alaíde Costa o descobriu e levou-o para a Emi-Odeon. Entre gargalhadas há ainda um episódio com o maranhense Papete (1947-2016).

O artista voltou a chamar as atenções com o lançamento de “Imorrível” (Casona Produções, 2016), álbum que conta com participações especiais de BNegão, Larissa Luz e traz uma parceria de Di Melo com Geraldo Vandré (“Canta Maotina & Chacacalaiô”). De volta à estrada divulgando o álbum, o artista baixou pela primeira vez na capital maranhense, para uma apresentação no Festival BR-135. A este seguiram-se outros álbuns, a exemplo de “Atemporal”, gravado por ele com a banda francesa Cotonete – que se apaixonou pelo artista numa vinda ao Brasil –, que revela outra parceria com Vandré (“Linhas de Alinhar”).

A Di Melo cabem tantos adjetivos, reais ou inventados: imortal e imorrível, a ele nada é impodível, como ele mesmo disse quando de sua primeira vez em São Luís. Atemporal, como o título de seu disco de 2019. Versátil, diverso, plural, como prova qualquer álbum de sua discografia – que merece mais atenção do público, para além do culto (merecidíssimo, frise-se) ao elepê inaugural.

Sete anos após seu primeiro show em São Luís, o cantor e compositor Di Melo está de volta à ilha. Ele se apresenta amanhã (7), no Secreto Bosque (Rua G, Jardim Atlântico, Turu). A programação começa às 17h, com shows de Os Tropix – que acompanhará Di Melo em sua apresentação; não confundir com o Trio Tropix de Valéria Sotão e companhia –, Paulão, Dicy, Banda Filtro de Barro, Lucas Ló, e os djs Félix e Adriano Sound, este último um dos fundadores do Selo 102, produção responsável pela volta do pernambucano ao Maranhão.

Os Tropix são Gabriel Leandro (voz e violão), Gabriel Ferreira (voz e guitarra), Vik Nobre (voz e guitarra), Lucas Leal (baixo) e Leonardo Lucena (bateria). Os ingressos para o show de Di Melo (e todas as atrações que o antecedem) no Secreto Bosque estão à venda no site do Selo 102.

Pré – Hoje (6), às 19h, Di Melo autografará vinis em mais uma edição do Clube do Vinil, tertúlia que acontece às sextas-feiras, na Low Eletrônica e Música (Av. Principal, 15, Cohajap). Os ingressos podem ser adquiridos por DM no perfil da casa no instagram.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome