Divulgação
Divulgação

Isis Rost autografa dois livros sobre o piauiense; evento acontece no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, com exibição de super-8 e recital

Debruçando-se sobre Torquato Neto (1944-1972) desde a graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Isis Rost tornou-se rapidamente uma das mais respeitadas torquatófilas em atividade no Brasil.

Monografia e dissertação (em Letras, na UESPI), “O risco do berro – Torquato Neto, morte e loucura” (2019) e “Navilouca ReVista” (2022), respectivamente, viraram livros, editados por ela mesma, que também tornou-se rapidamente uma consagrada editora, já tendo lançado, por sua Editora Passagens, além de seus próprios livros, de autores como Flávio Reis (seu orientador na graduação), Maria de Lourdes Lauande Lacroix, Luís Inácio Oliveira, Celso Borges e deste repórter.

Todos os livros da Passagens estão disponíveis para download gratuito no site da editora e hoje Isis Rost lança mais um, da coleção “Livrinho também é livro” – modo de dizer, porque “Torquato tristeza Teresina” é um livrão. A autora explica tratar-se de seu “encontro com o Acervo de Torquato Neto e sua cidade natal, onde está o material reunido por Ana Maria Duarte no Rio de Janeiro durante mais de trinta anos, até confiá-lo aos cuidados de George Mendes, primo de Torquato, que o acolheu na Agência PLUG – Publicidade e Propaganda. Trata-se de recortes de jornais e revistas, fotografias, cadernos com desenhos e escritos, correspondências, além das clássicas revistas de nosso “Underground/Subterrâneo” como Pólem, Presença e, claro, a Navilouca, seu último e talvez mais importante projeto”.

Hoje (16), às 19h, no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis (Rua Rio Branco, 420, Centro), Isis Rost realiza lançamento duplo (dos livros de papel): “Navilouca revista” e “Torquato tristeza Teresina”. Haverá exibição do super-8 “O terror da vermelha” (1972), de Torquato Neto, e além de uma homenagem ao poeta, jornalista e letrista, na efeméride dos 50 anos de seu suicídio, a noite será também uma homenagem à cantora Gal Costa (1945-2022), uma de suas mais importantes intérpretes – recentemente a cantora Patrícia Ahmaral lançou “Um poeta desfolha a bandeira”, primeiro volume de sua homenagem ao piauiense (relembre entrevista dela a Gisa Franco e este repórter no Balaio Cultural de sábado passado (12) na Rádio Timbira AM e ouça o disco ao fim do texto).

Ao “Sarau LeGal” somam-se as vozes de Adriana Gama de Araújo, Celso Borges, Dalva de Palmar, Eduardo Júlio, Félix Alberto Lima, Fernando Abreu, Josoaldo Lima Rego, Lúcia Santos, Luís Inácio Oliveira e Samarone Marinho.

O evento tem entrada gratuita.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome