Já contei esta história algumas vezes: antes do nascimento de José Antonio, meu filho, em 2015, eu ignorava solenemente a produção musical brasileira voltada para crianças – com raríssimas e honrosas exceções.

Com a vinda de José ao mundo tive que rever meus conceitos – inclusive para além do campo musical. Em suma: o que ele vê e ouve, consequentemente eu e sua mãe seríamos/somos obrigados a ouvir, então é melhor resolver essa equação de maneira agradável.

A Galinha Pintadinha é uma perfeita síntese do que me fazia detestar a música infantil, antes de José: uma sonoridade que simplifica muito a coisa, supostamente tornando-a mais palatável, mas que acaba empobrecendo-a, tratando a criança como um ser desprovido de senso estético ou da possibilidade de gostar de algo mais elaborado.

Questão de gosto pessoal meu? Certamente. O fato é que com a chegada de José, me vi obrigado a reouvir e rever certas coisas e descobrir coisas novas. E hoje ele é um moleque que curte sons para crianças e adultos, entre Adriana Partimpim, A-Ha, Balão Mágico, Beatles, Bob Marley, Chico Buarque, Fortuna, Gilberto Gil, Pato Fu, Pink Floyd, McFly, Mundo Bita, Pequeno Cidadão, Tiquequê, Toquinho, Vinicius de Moraes e Zeca Baleiro (de quem José assistiu “Zoró Zureta” no Teatro Arthur Azevedo, em 2019), além de um longo etc.

Além dos citados, impossível não lembrar do Palavra Cantada – amor à primeira vista e audição, tanto minha quanto dele. A dupla foi formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres, ele egresso do Grupo Rumo, que eu já admirava. Sobre o Palavra Cantada costumo repetir um clichê surrado: música para crianças de todas as idades.

Em 2011 Paulo Tatit e Sandra Peres inventaram o Coral Palavra Cantada, regido pelo maestro Eduardo Boletti, pelo qual já passaram mais de 900 crianças e adolescentes paulistas, que aprendem música e domínio e uso da voz por meio do canto coral. Atualmente são cerca de 100 coralistas – 80 deles se apresentarão gratuitamente neste sábado (1º. de julho), às 11h, no Teatro Sérgio Cardoso (Sala Nydia Lícia, R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo/SP) – os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência e o espetáculo tem classificação indicativa livre.

No repertório do show, o coral apresentará hits autorais do Palavra Cantada, como “Pé Com Pé” (Sandra Peres/ Paulo Tatit) e “Bolacha de Água e Sal” (Sandra Peres/ Paulo Tatit), além de novidades com arranjos do maestro Eduardo Boletti – “Sementinha Voou” (Paulo Tatit/ Edith Derdyk) e “Nossa Tribo Está em Festa” (Paulo Tatit/ Zé Tatit) – e sucessos dos Beatles, Queen, Milton Nascimento e Arnaldo Antunes, parceiro da dupla.

*

Assista a playlist “SOS Mata Atlântica”, do Palavra Cantada:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome