O cantor, compositor, beatmaker, ritmista e guitarrista NINGUÉM. Foto: Arthur Martins. Divulgação
O cantor, compositor, beatmaker, ritmista e guitarrista NINGUÉM. Foto: Arthur Martins. Divulgação

É com o pronome indefinido grafado inteiro em caixa alta que o cantor, compositor, beatmaker, ritmista e guitarrista carioca Compay Oliveira assina sua persona artística. Ele acaba de lançar o EP “Balanço Oculto, Vol. II”, com três faixas, disponível nas plataformas de streaming.

NINGUÉM (guitarra e voz) é acompanhado por Fred Gomes (baixo), Roque Miguel (surdo, tamborim e ganzá), Everton Martins (trombone), Átila Silva (trompete), Arthur Martins, Orchestra Binária e Ocres de Nantes (coro). A sonoridade do trabalho remete imediatamente a Jorge Benjor.

“Eu tenho a pretensão de cantar a nossa época no sentido de tentar ser capaz de criar uma lírica sobre o nosso tempo. Ao mesmo tempo, obedecendo meu impulso criativo mais próprio, devo dizer que esse sentido político artisticamente almejado por mim é moldado, evidentemente, pela minha identificação com a música aberta pelo Jorge Benjor – e, assim, através dele, minha referência maior, me ilumino com Os Originais do Samba, Trio Mocotó e Bebeto, entre outros”, revela NINGUÉM.

“Fora do alcance”, uma das faixas do EP, ganhou videoclipe, inspirado na estética do surrealista René Magritte (1898-1967). “Por um interesse mútuo em Frantz Fanon [psiquiatra (1925-1961)], uma referência crítica no campo teórico e político sobre a questão racial e colonial, o diretor Arthur Martins e eu chegamos à ideia de fazer uma brincadeira visual com um quadro surrealista de René Magritte intitulado “As férias de Hegel” (1958), suspendendo a cadeira por cima de mim”, conta, sobre o clipe, gravado em sua própria casa.

*

Assista o videoclipe:

*

Ouça o EP “Balanço Oculto, Vol. II”:

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome