“A Promessa: O Baile de São Gonçalo” - frame/reprodução
“A Promessa: O Baile de São Gonçalo” - frame/reprodução

“É dos mais simpáticos santos do cristianismo popular das gentes miúdas e seu exemplo serve pra que parem de dizer que estamos retrocedendo ao mundo medieval; interessantíssimo e bem distante do puritanismo de quinta categoria que grassa nos nossos dias”, anotou, sobre São Gonçalo, o professor e historiador Luiz Antonio Simas, versado nas relações entre o sagrado e o profano, autor de “Santos de Casa: Fé, Crenças e Festas de Cada Dia” (Bazar do Tempo, 2022, 216 p.), entre outros livros sobre o tema.

Continua o escritor: “Reza a tradição que, quando pregava para as putas, Gonçalo se vestia de mulher, com muitas fitas coloridas, tocava viola e dançava. Usava pregos nos sapatos, para mostrar que a alegria da dança curava a dor e era divina e, ao mesmo tempo, para que a mortificação não o desviasse do caminho da fé. Gostava de organizar bailes para as mulheres da zona. Como vigário, celebrou matrimônios de mulheres que não eram mais virgens, o que irritou os mais tradicionais”.

São Gonçalo “encontrou na cultura popular a maneira de falar de Jesus Cristo” e “é considerado o protetor dos violeiros e das vítimas de enchentes (fato provavelmente relacionado a uma ponte que ele construiu em mutirão sobre o rio Tâmega, para ajudar os mais necessitados que precisavam cruzar o rio para trabalhar)”, ainda segundo o autor.

A devoção a São Gonçalo, português de nascimento, atravessou os mares. Rio Grande do Norte e Ceará têm municípios chamados São Gonçalo do Amarante e em Minas Gerais o santo é padroeiro de seis municípios, quatro dos quais com seu nome. No Maranhão é patrono dos municípios de Cajari, Matinha e Viana.

O cineasta Fábio Azevedo foi ao último para filmar A Promessa: O Baile de São Gonçalo, curta-metragem em que acompanha a devoção ao santo nos verdes campos da baixada maranhense, cuja beleza é destacada na fotografia assinada pelo próprio diretor. O roteiro é de Zina Nicácio.

O olhar sensível de Azevedo se debruça sobre a tradição dos bailes de São Gonçalo no município, passada de geração em geração, a partir de promessas feitas ao santo, em agradecimento por alguma graça alcançada, na linha tênue entre o sacro e o profano na qual o próprio santo reverenciado se equilibrava. Um farto banquete é oferecido a quem dança e a quem assiste e, no catolicismo popular, tipicamente brasileiro, em que tudo vira motivo para festejar, a gula parece deixar de ser pecado capital.

A partir da trajetória de personagens que fazem a festa, com suas motivações, Azevedo acompanha as diversas etapas dos ritos de devoção a São Gonçalo, e traz também o depoimento do pesquisador Jandir Gonçalves, enciclopédia viva quando o assunto é cultura popular no Maranhão.

“A Promessa: O Baile de São Gonçalo” - cartaz/reprodução
“A Promessa: O Baile de São Gonçalo” – cartaz/reprodução

Serviço: A Promessa: O Baile de São Gonçalo (documentário, Brasil, 2024, 15 minutos), de Fábio Azevedo, terá estreia mundial no próximo dia 24 (sábado), no Budapest Film Award, prestigiado festival internacional de curtas-metragens.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome