Marisa Monte durante sua mais recente turnêfoto de leo aversa

A cantora carioca Marisa Monte foi escolhida pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) para receber o título de Doutora Honoris Causa pelo conjunto de sua obra. A cantora, de 56 anos, comentou no Twitter o título. “Em 90 anos de existência a USP concedeu esse título a 122 personalidades que se destacaram por sua contribuição à cultura, à educação e à humanidade, sendo eu a terceira mulher a se tornar Doutora Honoris Causa pela USP. Isso é incrível!”, festejou Marisa.

“É uma honra colaborar com a maior instituição de pesquisa e educação do Brasil”, prosseguiu Marisa, que estreou profissionalmente como cantora aos 18 anos, em 1985. No mês passado, outra importante universidade paulista, a Unicamp, tinha aprovado a concessão do título de Doutores Honoris Causa para os rappers do grupo Racionais MC’s, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Marisa estudou piano, bateria e canto lírico aos 14 anos. Em 1982, participou do musical Rocky Horror Show, dirigido por Miguel Falabella. Em 1983, um dos papas da bossa nova, Roberto Menescal, ouviu uma fita com artistas emergentes e ficou impressionado com a faixa em que Marisa cantava. Ele era então diretor artístico da Polygram e ofereceu à jovem um contrato para gravar, mas ela declinou pois achava que ainda não estava preparada para se lançar profissionalmente. Em 1987, o veterano produtor Nelson Motta assistiu a uma apresentação de Marisa e se ofereceu para dirigir seu primeiro show, no qual já foi recepcionada como grande estrela da música.

Estudiosa da música, a cantora se aproximou da Velha Guarda da Portela, fez uma parceria de grande êxito com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes em Os Tribalistas, desenvolveu uma carreira sólida no Exterior e passou a produzir uma obra autoral de grande originalidade e repercussão pública. Como intérprete, é versátil e suas escolhas demonstram absoluta liberdade, indo de canções de George Harrison a Roberto Carlos e Tim Maia. Suas canções têm um impacto de notável diversidade em um público também muito heterogêneo, alcançando também muitas crianças. Seus discos já venderam mais de 10 milhões de cópias e a fizeram ganhar 5 prêmios Grammy latinos, entre dezenas de outros.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome