"Nas Asas da Pan Am" - frame/reprodução

Começa hoje e segue até a sexta-feira (15), a etapa São Luís da 13ª. Mostra Cinema e Direitos Humanos, realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A primeira edição do evento foi realizada em 2006, último ano do primeiro mandato de Lula, e o evento era considerado estratégico para o cinema brasileiro e, através deste, o debate de temas afeitos à área. A Mostra sofreu descontinuidade nos governos de Michel Temer (2016-18) e Jair Bolsonaro (2019-2022). Volta agora, reduzido, como a recuperar o fôlego.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é realizada em todas as capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal. Em São Luís, a cerimônia e sessão de abertura acontecem hoje (12), às 18h, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Será exibido o documentário Nas Asas da Pan Am (Brasil, 2020, 115 minutos, classificação indicativa livre), do cineasta Silvio Tendler, um dos mais premiados documentaristas brasileiros.

“A partir de materiais produzidos em diversos momentos da sua trajetória, Silvio Tendler constrói um autorretrato, fiel à sua identidade como cineasta, no filme que marca seus 70 anos de vida – ele completa 74 hoje (12). Em uma costura de sua própria história feita com retalhos, o diretor traz reflexões sobre o conceito de memória, a marca do acaso em sua trajetória, as perdas ao longo do caminho e os sonhos que o movem”, diz a sinopse publicada no site da Mostra.

Desde ontem (11), a programação está oferecendo também a oficina “Cinema, Educação e Direitos Humanos”, que se propõe, conforme o formulário de inscrição, a ser “um espaço para pensar e experimentar as possíveis formas de incluir o cinema como uma experiência sensível em contextos educativos”, contexto em que se insere a própria Mostra. A oficina acontece na Sala de Docentes do Programa de Pós-graduação em Geografia (CCH/UFMA). Toda a programação, entre sessões e oficina, é gratuita.

A Sessão Homenagem inclui outra produção de Silvio Tendler, A Bolsa ou A Vida (Brasil, 2021, 110 minutos, classificação indicativa 10 anos). A programação completa pode ser acessada no site da Mostra.

É simbólico que a Mostra Cinema e Direitos Humanos volte a ser realizada no mês que marca a memória dos 60 anos do golpe que jogou o país em uma ditadura militar que durou 21 anos. O cinema é um importante aliado na construção e preservação de memórias e recurso pedagógico importante no processo de ensino-aprendizagem. O desconhecimento da história do Brasil é algo que leva alguns a sonharem com uma viagem ao passado, como demonstram episódios recentes como as eleições de 2018 e o fatídico 8 de janeiro de 2023.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome