O cantor e compositor Renato Russo. Reprodução
O cantor e compositor Renato Russo. Reprodução

Quando o massacre de Stonewall completou 25 anos, em 1994, o cantor e compositor Renato Russo (1960-1996), líder da Legião Urbana, lançou seu primeiro disco solo, “The Stonewall Celebration Concert”, em que abordava um repertório de 21 faixas com temática homoafetiva.

Na madrugada de 28 de junho de 1969 a polícia nova-iorquina invadiu o bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, Manhattan, levando seus frequentadores a rebelarem contra a violência policial, no que é considerado um dos primeiros atos da comunidade LGBTQIA+.

No álbum cantado em inglês, Renato Russo (voz e violão) era acompanhado apenas de Carlos Trilha (teclados) num repertório que abarca de standards norte-americanos – “Somewhere” (Stephen Sondheim/ Leonard Bernstein), “Say it isn’t so” (Irvin Berlin) – a clássicos pop mais recentes – “Cherish” (Madonna/ Patrick Leonard) – e novidades como “Cathedral Song” (Tanita Tikaram), cuja versão em português, de Christiaan Oyens e Zélia Duncan, cantada pela segunda, invadiu as rádios brasileiras na década de 1990.

Entre as curiosidades de “The Stonewall Celebration Concert” estão uma lista com endereços e contatos de organizações não-governamentais que lidavam com temas como proteção a crianças e mulheres, à natureza e o atendimento a homossexuais e pessoas soropositivas, estimulando a solidariedade; traz ainda uma foto de Renato Russo com a irmã no Central Park de Nova York, em 1969 – o artista morou nos Estados Unidos na infância, por força do trabalho do pai, alto executivo do Banco do Brasil. Renato Russo implicava com artistas e bandas brasileiras que cantavam em inglês. Professor do idioma na adolescência passada em Brasília/DF, o carioca costumava dizer, sem falsa modéstia, que ele o fazia porque sabia.

Outra curiosidade sobre “The Stonewall Celebration Concert” é a homenagem que Renato Russo faz a John Lennon (1940-1980), “imitando” a capa de “Rock’n Roll” (1975), sexto álbum solo do Beatle – também um disco de intérprete, no qual ele recria clássicos do gênero que ouvia na adolescência.

Renato Manfredini Júnior, nome de batismo de Russo, teria completado ontem (27), 63 anos. Para celebrar a data a Universal Music relançou “The Stonewall Celebration Concert” em vinil duplo colorido.

“The Stonewall Celebration Concert” (1994). Capa. Reprodução

*

Ouça “The Stonewall Celebration Concert”:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome