Cena de O som do silêncio, produção da Amazon Studio
Cena de O som do silêncio, produção em streaming na Amazon Prime Vídeo - Foto: Divulgação/Amazon Studios

O filme O Som do Silêncio (no original, é Sound of Metal) começa com uma ensurdecedora cena do show de uma dupla de heavy metal que despista tudo o que está por vir. A barulheira é a causa da acelerada perda de audição do baterista Ruben (Riz Ahmed), que tem de enfrentar o surgimento de uma intranquila vida, muito distinta da que ele e sua companheira, Lou (Olivia Cooke), um dia sonharam. Dirigida por Darius Mader, a produção original da Amazon Studio é uma comovente história de transformação.

Imagine por alguns segundos parar de ouvir. Pressione as mãos contra o ouvido para ter uma vaga ideia. É esse zumbido inicial, que virará um silêncio total, que acompanhará o protagonista Ruben. Qualquer um ficaria perdido, aflito, sem compreender o que fazer. A edição de som é exímia em alternar momentos de silêncio, ruídos incompreensíveis e vozes cristalinas, mostrando que esses mundos convivem, mas a maioria nem desconfia. Esse é um dos méritos de O Som do Silêncio, o de dar voz aos deficientes auditivos, pouco representados no cinema.

Mader logo acrescenta um elemento complicador: Ruben já foi viciado em heroína, e vai se internar em uma comunidade de pessoas com deficiência auditiva e ex-dependentes químicos. Lá, encontra Joe (Paul Raci), um veterano da Guerra do Vietnã que dará importantes ensinamentos. Ao ver que Ruben vende seu trailer e seus instrumentos musicais para colocar um implante coclear, Joe lembra que o deficiente auditivo não se vê como alguém que precisa ser consertado. Na comunidade, todos são felizes com a vida que levam, porque aprenderam a ouvir suas vozes interiores. Podemos dizer o mesmo?

O Som do Silêncio. De Darius Mader. Na Amazon Prime Vídeo, 130 minutos.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome