Cena do filme Duro de Matar, na série Filmes Que Marcam Época
Cena do filme Duro de Matar, na série Filmes Que Marcam Época

Uma série documental da Netflix revela os bastidores de quatro clássicos do cinema que quase nem existiram


Todo Natal alguém
se lembra de Esqueceram de Mim ou Duro de Matar (sim, isso mesmo!), filmes que resistem ao tempo. Ou, para qualquer mês do ano, as pessoas recomendam Os Caça-Fantasmas para rever uma típica comédia dos anos 1980 ou Dirty Dancing, o romance pseudo-transgressor que hoje é fichinha perto de outras produções cinematográficas. O que esses longas têm em comum, além de continuarem a ser cultuados, é que por pouco eles nem seriam exibidos. Ou seriam outros filmes, se dependessem dos estúdios, dos patrocinadores ou até dos próprios criadores da história.

Filmes Que Marcam Época é uma série documental da Netflix que em sua primeira temporada reconstitui os bastidores desses quatro filmes, hoje considerados clássicos. Com depoimentos de diretores, diretores de fotografia, roteiristas, produtores, preparadores de elenco, atores coadjuvantes e chefes de grandes estúdios, os episódios fogem da lógica de divulgação da indústria cultural. Em geral, para falar dos filmes são escalados os protagonistas, que são bem pagos para interpretar um personagem. A exceção dessa temporada é Dan Aykroyd, criador de Ghostbusters (que por pouco não se chamou Ghostbreakers), o título original de Os Caça-Fantasmas. A fórmula mostra que o improvável também faz parte de Hollywood.

A série de Brian Volk-Weiss é um spin-off, ou seja, uma obra derivada de outra. No caso, de Brinquedos que Marcam Época, do próprio diretor e também na Netflix. Já em três temporadas, Brinquedos revela como Barbie, Lego, Hello Kitty e outros se tornaram clássicos de muitas gerações. Em Filmes, o desafio era recontar histórias que a maioria já conhece bem de uma das artes mais bem documentadas. 

Dirty Dancing deveria ter sido gravada em um resort de Catskills, no estado de Nova York, mas para economizar foi escolhida uma outra locação na Virgínia, no interior dos Estados Unidos. A sovina Warner perdeu para a Fox Esqueceram de Mim, o filme de quase 500 milhões de dólares de bilheteria que levou ao estrelato o inexperiente ator mirim Macaulay Culkin. Protagonistas de peso como Frank Sinatra, Clint Eastwood, Sylvester Stallone e Richard Gere rejeitaram o papel do policial inseguro no casamento John McLane, restando a Bruce Willis a fama por Duro de Matar. O filme Caça-Fantasmas chegou a ser rejeitado pela Coca-Cola, que havia comprado os estúdios Columbia Pictures. 

A série, logo que começou a ser exibida, foi duramente criticada nas redes sociais pelo estilo de narração debochado de Donald Ian Black, ou pelos cortes rápidos e sarcásticos na edição de imagens. É um ponto, mas a pergunta que interessa é quais serão os filmes da próxima temporada.

 

Filmes Que Marcam Época. De Brian Volk-Weiss. Netflix.
PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome