Afro-Brasil Reluzente - 100 Personalidades Notáveis do Século XX. De Nei Lopes.
O livro Afro-Brasil Reluzente, de Nei Lopes, é um ABC de intelectuais negros atuantes nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

A tarefa é hercúlea: o escritor, pesquisador e compositor fluminense Nei Lopes se propõe a reunir em Afro-Brasil Reluzente os perfis de cem personalidades notáveis da afrobrasilidade do século XX. O resultado é um ABC de intelectuais negros atuantes nas mais diversas áreas do conhecimento humano, do A de Abdias Nascimento ao Z de Zezé Motta. O recorte, de personalidades nascidas nos anos 1900, faz incluir Cartola, mas excluir Pixinguinha, e chega a figuras que se notabilizaram apenas nos anos 2000, como a filósofa Djamila Ribeiro ou a apresentadora de tevê Maju Coutinho.

O formato, limitado por força do número estipulado de cem personalidades, torna divertido notar as ausências de Paulinho da Viola a Jorge Ben Jor e Tim Maia ou de Leci Brandão e Zeca Pagodinho a Mano Brown, a maioria dos quais, no entanto, Lopes se esforça por citar dentro de outros verbetes. As presenças, por outro lado, são de fato reluzentes, de Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus a Joel Rufino dos Santos e Muniz Sodré, de Mãe Stella de Oxóssi a Milton Santos, de Gilberto Gil a Seu Jorge.

Afro-Brasil Reluzente pode ser encontrado na versão física e digital.

Afro-Brasil Reluzente – 100 Personalidades Notáveis do Século XX. De Nei Lopes. Nova Fronteira, 456 págs., 60 reais.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome