"Ficções Completas". Capa. Reprodução

Arnaldo Baptista é um Mutante, condição que lhe garante a cátedra quando o assunto é ficção científica, gênero que alimentou desde sempre sua arte – além da música, ele também é conhecido na pintura e, agora, a Grafatório Edições, de Londrina/PR, revela (ou resgata, como de uma viagem no tempo?) o escritor, com o lançamento de suas “Ficções Completas”.

Cantor, compositor, multi-instrumentista, pintor e escritor, Arnaldo Baptista é artista irrotulável, com todas essas vertentes se entrecruzando desde sempre em seu fazer artístico. Os três textos do caprichado volume reafirmam certo visionarismo: escritos na década de 1970, os mais curtos – “O Abrigo” e “The Moonshiners” (originalmente escrito em inglês e traduzido pelo editor Felipe Melhado) – eram inéditos em livro; “Ficções Completas” traz ainda a novela “Rebelde Entre os Rebeldes”.

As ilustrações, assinadas pelo “supercomputador Horácio, a inteligência artificial que comanda a nave-lua Phobos”, paisagem-personagem do livro, ajudam a compor o ambiente de fantasia, numa espécie de paradoxo: um autor de ficção científica geralmente tenta prever o futuro, antecipando invenções, viagens no tempo e batalhas épicas (e a citação a IA mostra o quão antenado está o artista, aliás, desde sempre, frise-se).

Para ficarmos em apenas um exemplo, no conto que abre “Ficções Completas”, o protagonista constrói um bunker para sobreviver à destruição dos arredores, nada muito diferente dos bilionários de hoje, que querem conquistar Marte ou embarcar em submarinos para explorar o mais abissal dos oceanos enquanto o mundo derrete sob as ondas cada vez mais fortes de calor (fruto de sua própria ganância).

“Cético em relação à capacidade humana de autogestão, Arnaldo repovoa o mundo para criar uma nova consciência, mas essa consciência também está sujeita à dissipação, à corrupção, ao tédio, num paradoxo angustiante”, sintetiza no prefácio à obra que lhe é dedicada, o jornalista Jotabê Medeiros. Fecha o volume o ensaio “Vibrar com o Universo: a Rebeldia Cósmica de Arnaldo Baptista”, dos professores doutores André Araújo e Fernando Silva e Silva.

Aos 75 anos Arnaldo Baptista goza de prestígio em todas as veredas pelas quais se aventurou. Não seria diferente na literatura.

Divulgação

Serviço: a noite de autógrafos de “Ficções Completas”, de Arnaldo Baptista, acontece hoje (6), às 19h, na Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350, São Paulo/SP), com a presença do autor.

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome