Série 'Cangaço Novo', da Amazon Prime Video, um dos maiores sucessos das plataformas na atualidade

O Grupo de Trabalho (GT) criado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, para elaborar recomendações para a regulação do Video on Demand (VoD) no país concluiu na última quinta-feira seu relatório final, documento que aponta para a regulação urgente do setor no País. O grupo do VoD foi integrado por representantes da Secretaria do Audiovisual do MinC e da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que se reuniram entre os meses de junho e agosto para estudar e debater a regulação, a inserção e os impactos do segmento no ecossistema do audiovisual.

Entre as conclusões finais, está a recomendação da adoção de alíquota de Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional) para as plataformas estrangeiras que operam no Brasil. A alíquota sugerida é o porcentual progressivo não inferior a 4% para a última faixa de incidência (cuja base de cálculo esteja acima de R$ 300 mil reais de faturamento anual). O relatório do GT também sugere a implementação do mecanismo de Cota de Catálogo, um instrumento de proteção e de estímulo à participação do conteúdo audiovisual nacional nas plataformas (em percentual não inferior a 20% do total de obras do catálogo ofertado pelo provedor, sendo necessariamente 50% deste percentual conteúdo brasileiro independente).

Com mais de uma década de atraso, o governo federal pode finalmente exercer seu papel de regulamentação, arrecadação e fiscalização do setor. O documento aponta que, no Brasil, sexto maior mercado de streaming do mundo em faturamento, a Netflix ultrapassou todas as operadoras de TV Paga em número de assinantes e estimou-se um faturamento de 6,7 bilhões de reais em 2020 – mais de 50% maior do que a soma da receita de todas as emissoras abertas de televisão, com exceção da Globo. Em 2019 já existia consumo de conteúdos sob demanda em oito a cada dez residências no Brasil, mas, durante o ano de 2020, a pandemia promoveu um aumento ainda maior dos números de consumidores destes serviços. “No entanto, a ausência de dados oficiais sobre os serviços torna difícil ter uma dimensão real do seu alcance e dos seus tamanhos no território nacional, o que joga luz sobre os problemas de assimetria de informação envolvendo o setor e impactam diretamente na regulação e nas dificuldades para formulação de uma política pública”, afirma o relatório.

“A ampliação do conteúdo brasileiro nas plataformas de streaming é importantíssima para viabilizar a valorização e o desenvolvimento da produção audiovisual nacional, familiarizando a sociedade brasileira com sua própria produção simbólica e identitária, desconstruindo estereótipos sobre a qualidade estética da produção nacional e formando novos públicos, com desdobramentos significativos para o setor audiovisual”, prossegue o texto.

Entre 15 países que tiveram as legislações examinadas, apenas dois (Brasil e Colômbia) não taxam o setor, segundo tabela constante no estudo do GT. Sob os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, o Estado brasileiro protelou o quanto pode a adoção de medidas de regulamentação da área – no governo de Bolsonaro, chegou-se até à sugestão de uma isenção total das plataformas, o que já é a realidade – o Brasil é um tipo de paraíso fiscal das empresas de streaming. Um grupo de trabalho concluiu, em maio do ano passado, que deveria ser fixada uma alíquota geral de 1% para operadoras estrangeiras (reduzida para 0,27% em casos que houvesse investimento direto em produções brasileiras), 0,2% (em casos de empresas com faturamento anual de até R$ 200 milhões) e isenção total (0% de incidência) para plataformas integradas a serviços de telecomunicações. Curioso que a mesma gestão da Ancine que se inclinou por aquela proposta agora subscreve essa nova disposição governamental.

O governo Lula tem uma compreensão de que o setor audiovisual é fundamental para o desenvolvimento. Essa visão já contamina outras instituições do Estado brasileiro. O BNDES, por exemplo, realizou um seminário sobre o tema na semana passada, coordenado pelo ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, no qual anunciou um investimento extraordinário de meio bilhão de reais no setor – cujas inversões de recursos contarão ainda com 2 bilhões de reais da Lei Paulo Gustavo este ano.

“O Brasil tem um potencial imenso de ampliação de sua capacidade de produção, com impactos econômicos e simbólicos. O audiovisual brasileiro gera renda, gera empregos, movimenta outras indústrias de maneira direta e indireta (como o turismo, a indústria têxtil, publicitária, construção civil). E, além disso, a produção audiovisual dá à sociedade a oportunidade de reconhecer sua identidade, valorizar sua cultura, enxergar todo o valor cultural que existe na diversidade do nosso país, mas também de expor as mazelas da sociedade”.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome