O deputado federal David Miranda (PDT-RJ)

A iminente regulação, no Brasil, dos serviços de VoD (Video sob Demanda), medida que se tornou premente e de interesse prioritário para a indústria audiovisual de todo o mundo em anos recentes, está em vias de se converter no mais duro golpe do bolsonarismo na indústria audiovisual brasileira desde a paralisação da Ancine em 2019. Um Grupo de Trabalho (GT) interministerial do governo finalizou, em maio, uma proposta legislativa para adoção no Brasil  – consiste na fixação de uma alíquota geral de 1% para operadoras estrangeiras (reduzida para 0,27% em casos que haja investimento direto em produções brasileiras), 0,2% (em casos de empresas com faturamento anual de até R$ 200 milhões) e isenção total (0% de incidência) para plataformas que estejam integradas à serviços de telecomunicações.

Caso seja adotada, será a menor tributação do mundo. Observadores do setor audiovisual consideram que a proposta é tão daninha para o setor audiovisual brasileiro que nem mesmo os advogados da Netflix teriam a desfaçatez de fazer uma oferta tão entreguista. Além de uma ampla isenção, na prática a alíquota máxima praticada seria de 0,27%, oficializando-se a não-regulamentação, o que transformaria o Brasil em um curioso paraíso fiscal das empresas de streaming. Para fins de comparação, eis algumas alíquotas de tributação do VoD praticadas em outros países:

Argentina: 21%
Colômbia: 19%
México: 16%
Uruguai: 22%
Chile: 19%
Turquia: 18%
França: 20%

A proposta brasileira, gerada num Grupo de Trabalho do próprio governo, que em tese deveria se incumbir de proteger o mercado nacional, os empregos e o desenvolvimento do setor, despreza completamente a proposta anterior elaborada a partir de Consulta Pública da Ancine em 2017, que previa uma alíquota de Condecine sobre faturamento de 4% (também muito baixa, praticada somente na Suíça atualmente, mas que ao menos servia para iniciar um debate). O Brasil, segundo dado apresentado pelo deputado David Miranda, é hoje o segundo País que mais consome streaming no mundo. O setor cresceu barbaramente durante a pandemia do Coronavírus, por conta do isolamento social.

A ironia é que os cálculos das planilhas do próprio GT bolsonarista demonstram que os valores efetivos a serem recolhidos pelas plataformas, caso recolhidos, seriam inócuos para a indústria audiovisual nacional. Por exemplo: se for adotada essa proposta, o valor que se estima arrecadar da Netflix, a maior empresa de VoD, seria de apenas R$ 18 milhões por ano, uma quantia irrisória para a indústria audiovisual (daria para fazer no máximo umas 3 séries de orçamento médio, e a Netflix já faz bem mais que isso sem regulação alguma, por interesse próprio).

O mais chocante da proposta é que ela foi elaborada por um grupo de 6 especialistas que incluía o atual diretor-presidente da Ancine, Alex Braga Muniz, reconduzido por Jair Bolsonaro para ficar até 2026 à frente da Ancine. O cenário se configura numa espécie de bomba-relógio para o próximo governo.

A informação da existência da proposta causou espécie entre os servidores do setor. Por conta disso, a Associação dos Servidores Públicos da Ancine (Aspac) solicitou acesso (via Lei de Acesso à Informação) às atas do GT para entender quais fundamentos técnicos levaram à elaboração de uma proposta tão nociva para a indústria audiovisual brasileira. O Ministério do Turismo (que passou a englobar os temas da cultura desde 2018) respondeu que as atas estariam com a Casa Civil, que por sua vez respondeu que as atas estariam com o Ministério do Turismo. A Aspac solicitou oficialmente as atas pelo sistema Fala.br da Controladoria Geral da União (CGU), mas elas desapareceram.

Tendo em vista o misterioso desaparecimento das atas de um debate que deveria ser público, o tema foi levado ao Congresso. No dia 30 de junho, houve uma audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados com o tema “Cobrança a empresas estrangeiras produtoras de vídeo sob demanda”. Pressionada, a Ancine enviou um representante, André Luiz de Souza Marques, Secretário de Políticas Regulatórias da agência, mas seria melhor não ter feito isso: ele enalteceu a participação da Ancine na elaboração da proposta, mas não soube o que dizer quando o conteúdo foi revelado e sua apresentação foi vista como irrelevante. A audiência terminou com uma avalanche de críticas e alarmou o setor audiovisual do País.

Hoje, não se sabe o número de assinantes nem o faturamento das empresas do setor operando no Brasil. Tampouco a quantidade de títulos comercializados.

O relatório do Grupo de Trabalho do governo é preliminar porque o Conselho Superior de Cinema (CSC), que deveria aprová-lo, não é convocado há mais de 2 anos (a última reunião foi justamente a que instituiu o GT). A proposta é criticada também porque opta por não regular cotas de conteúdo nacional, que é a tendência mundial e uma das principais reivindicações do setor – a proposta de 2017 previa cota de conteúdo nacional de 20% (na Europa, isso varia entre 20% e 30%) e proeminência de conteúdo brasileiro no catálogo (algo que muitos países já regulamentaram, destaque visual para as obras nacionais não ficarem “escondidas”).

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome