Alex Braga Muniz (na extrema direita) e os diretores da Ancine comemorando sua aprovação no Senado com o senador Carlos Portinho, relator de sua indicação, em 2021

O presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Alex Braga Muniz, nomeou nesta manhã de terça-feira, 9, uma ex-secretária parlamentar da deputada federal Soraya Santos (PL-RJ) como sua assessora pessoal. Soraya Santos é uma das líderes do Centrão no Congresso (articulou a campanha de Arthur Lira para presidente da Câmara) e tenta ser indicada para uma vaga no TCU, e a nomeação reafirma as conexões políticas da agência técnica com o bolsonarismo, coisa que o FAROFAFÁ denuncia há três anos.

Melyssa Reis Crosara foi secretária parlamentar de Soraya Santos entre 2019 e 2022. Foi exonerada em julho. Menos de um mês depois, é empregada no gabinete do presidente da Ancine, embora viva em Brasília (Alex Braga Muniz trabalha no Rio). A movimentação ilustra um comprometimento da diretoria da agência com o Centrão, base de apoio do presidente Jair Bolsonaro. Eis um pequeno histórico dessa aproximação:

Em junho de 2020, foi nomeada para a chefia do escritório da Ancine em Brasilia a advogada Gerfânia Damasceno. Gerfânia representava a Companhia Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), uma instituição cujo presidente é o ex-deputado Alexandre Santos (marido da deputada Soraya Santos, então primeira secretária da Câmara). Alexandre, aliado do deputado bolsonarista Dr. Serginho, foi citado na Operação Lava-Jato como um dos 28 ex-deputados beneficiários de um esquema em 2015.

O interesse do Centrão na Ancine é mais do que estratégico, como demonstramos nessa reportagem de 2021. E o progressivo aparelhamento da Ancine, que tem empregado continuamente indicados desse grupo político (especialmente alguns das regiões de Angra dos Reis e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, sem experiência alguma no audiovisual), aponta para um futuro nebuloso para o órgão, cujo controle está garantido a esse grupo, pelo menos, até 2026. Em 2021, durante um período provisório como diretor-presidente da Ancine, Mauro Gonçalves também consagrou uma insólita conexão regional de nomeações entre a agência e a Região dos Lagos, no Rio.

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome