A gestora Patricia Barcelos, do MEC

O governo federal deve indicar a gestora e educadora Patricia Barcelos, diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), para ocupar o cargo vago na direção da Agência Nacional de Cinema (Ancine) a partir de setembro. Naquele mês, vai expirar o mandato de Tiago Mafra, indicado por Jair Bolsonaro em 2021 para ocupar parte do mandato de Debora Ivanov. Patricia Barcelos integra, desde 2023, o Conselho Superior do Cinema, assim como o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (a partir de abril de 2024).

A escolha do nome de Patricia surpreendeu o setor audiovisual, que trabalhava para tirar uma indicação que contemplasse a área cinematográfica, com experiência e trânsito na área. É tradição uma lista tríplice da área, que foi ignorada antes mesmo de ser formulada. O Ministério da Cultura, dessa forma, atropela um processo mais democrático de escolha e tira um nome do bolso do colete, uma pessoa de longe do setor. Havia expectativas em relação a diversos outros postulantes, como a produtora Vânia Lima, da Bahia. A Secretaria do Audiovisual (SAV), órgão do MinC, também trabalhava com outros nomes para o posto.

A saída de Tiago Mafra abriria caminho para o governo Lula iniciar um processo de desbolsonarização da Ancine, já que, à exceção de Paulo Alcoforado, toda a atual diretoria colegiada foi indicada no governo passado. O diretor presidente, Alex Braga, demonstrou surpreendente habilidade em transitar entre dois polos políticos distintos e acabou sendo “agasalhado” pela atual gestão do MinC, que o prestigia em ações de fomento extemporâneas (e concentradoras) e tem passado um pano em sua atividade anterior, marcada por episódios de censura, autoritarismo e atos contraproducentes. Setores da cúpula do MinC atual também demonstram interesse em controlar a reforma do VoD, em trâmite no Congresso, para evitar uma legislação de maior controle sobre o faturamento do streaming. Essa postura, alinhada com a direita, já foi demonstrada em votações recentes.

Precisamos de um quilo de farinha pra fazer FAROFAFÁ!

Mascote FAROFAFÁ Somos o único veículo crítico e progressista dedicado exclusivamente ao jornalismo cultural, nas suas mais variadas frentes: livros, filmes, música, artes, teatro etc. Se você chegou até aqui é porque está do nosso lado. Ajude FAROFAFÁ a fortalecer o debate e a cultura brasileira.

Diferente dos grandes veículos, não somos donos bilionários e não corremos atrás de cliques a qualquer custo. Isso significa duas coisas:

1. Farofafá trata do que importa para a cultura brasileira — do teatro de grupo às periferias musicais, da literatura marginal às artes visuais — sem precisar agradar patrocinadores.

2. Praticamos jornalismo de fôlego. Críticas, reportagens e ensaios nascem de quem foi ao teatro, ouviu a música, leu o livro, viu a exposição. E tudo o que publicamos é gratuito para qualquer leitor — e queremos que continue assim.

Você pode ajudar a deixar Farofafá mais forte e vibrante! Escolha sua forma de contribuir e vamos farofafar juntos!

Escolha como apoiar

Saiba mais em farofafa.com.br/apoie

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

  1. Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is fundamental and all. However just imagine if you added some great images or videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and clips, this website could certainly be one of the most beneficial in its field. Superb blog!

  2. Thank you for sharing superb informations. Your web site is so cool. I am impressed by the details that you have on this web site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my pal, ROCK! I found simply the information I already searched everywhere and simply couldn’t come across. What an ideal site.

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome