Cena do filme
Cena do filme "Tetris", com Taron Egerton como protagonista - Foto Divulgacao

O filme Tetris, dirigido por Jon S. Baird, pode ser visto sob duas óticas distintas: uma bela ficção em torno da história de um popularíssimo jogo de quebra-cabeça; ou uma farsa que força a mão em torno da luta pelos direitos autorais no mundo dos jogos eletrônicos, envolvendo soviéticos e norte-americanos nos tempos da Guerra Fria. Tetris conta a história do empresário Henk Rogers e do inventor, Alexey Pajitnov (intepretado por Nikita Efremov), e de como os dois trabalharam juntos para trazer o jogo para o mundo.

Na trama, Taron Egerton (ex-Elton John em Rocketman) interpreta Henk Rogers, um empresário holandês que vive no Japão e que descobre, em 1988 e durante uma feira de tecnologia, que Tetris poderia ser seu bilhete premiado de loteria. Programador das antigas, ele percebe que valeria a pena apostar todas as suas economias para comercializar o jogo nos Estados Unidos. O interesse se torna ainda maior quando ele se depara com um lançamento em particular da indústria do entretenimento, os primeiros dispositivos móveis de jogos eletrônicos. 

O conflito se dá porque embora Rogers acredite que tenha adquirido os direitos do famoso jogo de quebra-cabeça Tetris, ele precisará se envolver em uma disputa legal pela propriedade intelectual já que o jogo original foi criado por um russo. É aí que Rogers entra em sua particular jornada do herói, fato bastante explorado pelo diretor Baird, tornando a narrativa quase como etapas dentro de um videogame. Para complicar, outra empresa norte-americana corre atrás dos mesmos direitos.

A partir desse instante, Tetris faz ressurgir na tela os surrados tempos da Guerra Fria, quando a disputa por narrativas antagonizava um lado e outro como vilão e herói. No filme, Baird opta por tratar todo o aparato burocrático da antiga União Soviética como um “impeditivo” para o progresso, tanto quanto mercenária na barganha pela cessão dos direitos autorais e plenamente autoritária para querer lucrar às custas do próprio criador, um cidadão de seu país. Até a figura de Mikhail Gorbatchov surge nas telas para temperar o tom da disputa.

O filme mistura elementos de drama, ficção científica e ação. Há uma tensão da metade para o fim da história marcado pelas várias reviravoltas em torno do licenciamento de Tetris para o resto do mundo. 

A ficção é um recurso bastante utilizado pelo cinema para romantizar, dramatizar ou até mesmo recriar uma história a partir de fatos da vida real. Tetris segue essa linha, reinventando situações e fatos que fogem da realidade, como pode ser vista no documentário da BBC Tetris: From Russia With Love (2004), de Magnus Temple. Nele, pode-se conhecer em detalhes a história do jogo, desde suas origens na escola de computação de Moscou até seu tremendo sucesso mundial.

Tetris. De Jon S. Baird. Na Apple TV, Estados Unidos e Reino Unido, 2023, 118 mins.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome