Cena do documentário
Cena do documentário "Carmine Street Guitars" - Foto: Divulgação

O prazer que um colecionador tem ao garimpar discos em uma loja é equivalente ao de um cinéfilo fã de música diante do catálogo do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. São 68 títulos nacionais e internacionais à disposição, todos eles inéditos no circuito comercial ou streaming. Imagine-se diante de uma prateleira de vinis e um a um surgem nomes como Michael Jackson, Marc Bolan, T. Rex, Syd Barrett, Pink Floyd, Elvis Presley, Louis Armstrong, Thelonious Monk, Roberto Carlos, Tom Jobim, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Môa do Katendê. Eis um leque das atrações desta comemorativa 15ª edição do festival.

O In-Edit, que teve uma sessão de abertura na quarta-feira para convidados, com a estreia do fantástico filme Chic Show, de Emílio Domingos e Felipe Giuntini e produção da Globoplay, vai até 25 de junho. Na capital paulista, haverá sessões nas salas CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido e Spcine Paulo Emílio (CCSP). As plataformas Spcine Play e Itaú Cultural Play também exibirão alguns dos títulos.

Ao longo dos 15 anos, o Festival In-Edit se tornou a principal referência e plataforma de exibição de documentários musicais no Brasil. Desta vez, na chamada “competição nacional”, serão exibidos oito títulos inéditos, sendo três pré-estreias nacionais e mundiais. O vencedor participa da edição Barcelona, na Espanha, do In-Edit.

Dona Onete, um dos destaques do doc "Terruá Pará", de Jorane Castro
Dona Onete, um dos destaques do doc “Terruá Pará”, de Jorane Castro – Foto: Divulgação

Frevo Michiles, doc de Helder Lopes que faz pré-estreia no festival, conta a história do compositor J. Michiles, uma espécie de lenda viva da cultura pernambucana. Aos 80 anos, o recifense começou na Jovem Guarda, mas é mais lembrado pelos frevos que são repetidos nos carnavais, como Diabo Loiro, Roda e Avisa e Estrela Gonzaga. Outro de vertente regional é Terruá Pará, da diretora Jorane Castro, que reverencia os grandes mestres da música paraense, com nomes como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Pio Lobato e Keila (Gang do Eletro). A narrativa começa num trabalho de percussão nas águas e plantas amazônicas, já indicando o mergulho na cultura de uma das músicas mais férteis que o Brasil já produziu.

Já no Panorama Mundial, foram selecionados 22 títulos inéditos, entre eles os roqueiros Angelheaded Hipster: The Songs of Marc Bolan & T. Rex, de Ethan Silverman, Personality Crisis: One Night Only, de Martin Scorsese e David Tedeschi. Este último retrata a vida de David Johansen, vocalista da icônica banda The New York Dolls, intercalando um show de 2020 (pré-pandemia) e imagens históricas. Ambos mostram uma vertente comum a muitos dos documentários do In-Edit: reverências de cineastas a seus ídolos.

Na mesma toada de idolatria, é Nightclubbing: The Birth of Punk Rock in NYC, de Danny Garcia, que mostra como o Max’s Kansas City, um restaurante que no fundo abrigava apresentações musicais quase privadas para personalidades da cultura. Era lá que Andy Warhol aparecia, levando consigo uma legião de outros artistas. O local, de certa maneira, rivalizava com a icônica CBGB.

O Festival In-Edit, nesta edição comemorativa, homenageia Ron Mann, exibindo o celebrado Imagine The Sound (1981), um tributo ao jazz e a expoentes desse gênero que se consagraram alguns anos depois. Mann, hoje produtor-executivo, estará presente no Brasil e o público poderá ainda assistir outras três produções do autor, como Twist (1992), sobre os baby-boomers; Carmine Street Guitars (2018), um retrato da famosa loja de guitarras em Nova York e de seu luthier Rick Kelly (que produzia os instrumentos com madeira de demolição), e Fire Music (2023), que conta a história do free jazz norte-americano.

Dentro dessa garimpagem, é possível ter “aulas” da produção musical, como descobrir como o tão documentado, debatido e assistido videoclipe de Thriller, de Michael Jackson, foi gravado. Em Sonic Fantasy, de Marcos Cabotá, o técnico de som Bruce Swedien, que trabalhava com Quincy Jones, conta os bastidores dessa filmagem.

De olho na formação de público, o Festival In-Edit traz oito títulos na Mostra Teen, que retratam de boybands, como em Backstreet Boys: Show ‘Em What You’re Made Of, de Stephen Kijak, a girlgands, com 9 Muses of Star Empire, de Hark-Joon Lee, com o grupo feminino de K-pop 9 Muses.

No sábado (17), a Cinemateca exibe novamente o doc Chic Show, ao ar livre, e embala o resto da noite com um baile nos moldes que ocorria no Palmeiras. No local, haverá a Feira de Vinil In-Edit Brasil, com dezenas de expositores.

In-Edit Brasil. De 14 a 25 de junho, em São Paulo. Programação em www.in-edit-brasil.com.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome