Agontimé e sua lenda. Capa. Reprodução
Agontimé e sua lenda. Capa. Reprodução

Lançamento acontece hoje (9), às 18h, na Casa das Minas

Organizado pelo historiador Henrique Borralho e pelo tradutor Carlos Eugênio Marcondes de Moura, ambos professores, será lançado hoje (9), às 18h, na Casa das Minas (Rua de São Pantaleão, 857, Centro), o romance histórico “Agontimé e sua lenda – rainha na África, mãe de santo no Maranhão”, da norte-americana Judith Gleason (1929-2012), originalmente publicado em 1970 e pela primeira vez traduzido para o português e lançado no Brasil.

A presente edição da obra foi viabilizada por edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e é uma coedição da Editora da Universidade Estadual do Maranhão (Eduema) e Pitomba! livros e discos, com caprichado projeto gráfico e diagramação de Bruno Azevêdo, que assina também a capa – a imagem de um pingente representando a máscara da rainha mãe, século XVI, etnia Edo, autor desconhecido, do acervo do The Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque.

“Quando eu fiz Antropologia com [o professor Sérgio] Ferreti na graduação ele havia me falado nesse romance, que nunca havia sido traduzido, mas isso em 1994, eu esqueci completamente. Quando foi no ano passado, o Alessandro [de Lima Francisco], que é um professor [que] entrou em contato comigo para dizer que o Carlos Eugênio tinha os direitos autorais da família da Judith Gleason nos Estados Unidos, eles moram na Califórnia, e que o Carlos tinha recebido propostas do Museu do Negro, mas que ele se recusou porque ele achava que o livro tinha que ser publicado pelo Maranhão e perguntou quem aceitaria e eu topei, já que eu tenho edital da Fapema sobre pesquisa de literatura africana. Então eu tomei conhecimento, primeiro por Ferreti, e depois pelo próprio Carlos Eugênio, que propôs a tradução para o português”, o historiador Henrique Borralho relembra como travou contato com a obra.

O título original de “Agontimé e sua lenda” é “Agotime: her legend” e o subtítulo – que dá conta da trajetória da rainha – foi “sugerido pelo tradutor e prontamente aceito pela professora Dra. Maud Gleason [filha de Judith], em nome dos demais herdeiros da autora”, como afirma Carlos Eugênio Marcondes de Moura, no texto “Os múltiplos talentos de Judith Gleason”, que compõe o volume.

Além do texto integral do romance e das citadas laudas do tradutor, o volume inclui ainda textos de Henrique Borralho (“Nota à publicação brasileira”), Judith Gleason (“Prefácio à edição original”, da Grossman Publishers, NY, 1970), e do supracitado Sérgio Figueiredo Ferreti (1937-2018) (o indispensável “Voduns da Casa das Minas”).

“A tradução não existia, o Carlos Eugênio vinha trabalhando nela, nunca foi traduzido, e eu utilizei o recurso do Edital Fapema/IECT 2017, que havia sido contemplado com duas coletâneas, eu publiquei uma em 2020, sobre literatura africana em língua portuguesa, e a outra coletânea eu transformei na tradução e publicação deste romance”, continua Borralho.

O Maranhão é um dos estados de maior população negra do Brasil e as religiões de matriz africana, como de resto em qualquer lugar do Brasil, são vítimas da intolerância, do racismo religioso e da violência agudizada sobretudo nos últimos quatro anos do governo neofascista de Jair Bolsonaro. “Esse romance é muito importante para o Maranhão”, resume o organizador, como a afirmar, com toda razão, que é mais do que hora de nos livrarmos de nossa secular síndrome de vira-latas e a exaltar a decisão do tradutor, “que mesmo tendo recebido propostas para a publicação em outros estados e por outras instituições, [] entendia ser importante que tal tradução se realizasse no Maranhão, objeto de parte do romance e onde Agontimé supostamente teria passado seus últimos dias”, como afirma no texto em que assina no volume.

O evento de lançamento contará com as presenças e falas da professora Mundicarmo Ferreti e Euzébio Marcos, atual responsável pela Casa das Minas, entre outras autoridades em se tratando dos estudos das religiões de matriz africana.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome