Elizabeth Moss e Wagner Moura, em cena da série
Iluminadas - Foto Divulgação

“Mind-blowing”, ao pé da letra, quer dizer que a mente está explodindo. O termo é usado para se referir a algo impressionante ou surpreendente. E também é como alguns se referem à série Iluminadas (Shining Girls), em cartaz na Apple TV+. Com os atores Elisabeth Moss e Wagner Moura, a série em oito episódios trata de um serial killer que volta a atacar, trazendo de volta pesadelos e traumas do passado.

O suspense policial começa com um punhado de tensão, e personagens que realmente impõem uma marca à narrativa. Elisabeth Moss é Kirby Mazrachi, uma funcionária do departamento de pesquisas do jornal Chicago Sun-Times. Kirby é sobrevivente do ataque desse assassino em série e, logo se descobre, ela precisa anotar pequenos detalhes para se situar no mundo. No mesmo veículo, trabalha o repórter investigativo Dan Velazquez, interpretado pelo brasileiro Wagner Moura. Ele está em busca de uma segunda chance e tem o indistinto feeling de bom jornalista: nunca desiste da notícia. É ele quem vai conectar o passado e o presente dessa trama.

A série é baseada no livro best-seller homônimo de Laura Beukes.  A trama da Apple TV+ foca mais na personagem Kirby e em Velazquez do que no assassino Harper Curtis (interpretado por Jamie Bell). Muitas questões ficam no ar, e elas são apresentadas em Iluminadas como pequenas peças de um quebra-cabeças que precisam ser juntadas pelo próprio público. Elisabeth Moss, que já interpretou papéis centrais em O Conto da Aia e Mad Men, e Wagner Moura (protagonista em Tropa de Elite, Marighella e Sergio) são o ponto forte dessa história.

Diferente de outras séries da Apple TV, como Ted Lasso e Ruptura, Iluminadas não se propõe a ser uma trama de fácil deglutição. O mistério, parte intrínseca dessa história, permeia também a forma como ela é contada. Tal como um efeito cascata, quando Kirby se vê obrigada a revisitar seu passado doloroso, toda a perturbação se propaga sequencialmente, episódio após episódio, construindo uma narrativa mais complexa do que espera de obras do gênero.

Iluminadas. Com Elizabeth Moss e Wagner Moura. Na Apple TV+.

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome