A igreja da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer, que foi restaurada
Patrimônio da Humanidade, a igrejinha da Pampulha já pode ser visitada após dois anos fechada

Estando em Belo Horizonte, não há passeio mais fundamental nos próximos dias do que visitar a revigorada Igreja de São Francisco, na Pampulha, reaberta há poucos dias após uma grande obra de revitalização. Estava fechada desde 2017. Marco da arquitetura brasileira, patrimônio da Humanidade, a igrejinha modernista é o centro do conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado no início da década de 1940 por Oscar Niemeyer. Era considerado por Niemeyer como o embrião de Brasília. “Pampulha foi o início da nossa capital. A mesma correria, o mesmo entusiasmo”, ele escreveu.

A igrejinha foi reformada a um custo de R$ 1,07 milhão, num trabalho que durou dois anos e foi capitaneado pela Prefeitura de Belo Horizonte – com apoio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O secretário de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira (que era ministro da Cultura quando se criou o PAC das Cidades Históricas), disse que a entrega da igrejinha restaurada tem também grande importância simbólica num momento em que se tenta “degradar as referências culturais do País, de enfraquecer nossa identidade enquanto Nação”.

A reforma fazia parte dos compromissos firmados com a Unesco para manter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido em 2016 ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha. O teto sofria com infiltrações. Foram restaurados os 14 quadros da igreja, incluindo a Via Sacra, de autoria de Cândido Portinari, trabalho que ficou a cargo do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor) da UFMG. Houve ainda a remoção do forro da nave, instalação de telhas e calhas, revisão da instalação elétrica e reforma dos sanitários. Além da obra, iniciada em 2018, a recuperação dos jardins também foi executada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Também foram executados serviços de recuperação de juntas de dilatação, impermeabilização, substituição dos painéis de madeira, instalação elétrica e cabeamento estruturado.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome