Era início da década de 1970, quando plágio já era plágio, mas a parte mais criativa da humanidade ainda não havia inventado samplers, manguebit, mashups ou tecnobrega.

Foi quando o genial conjunto de soul-iê-iê-iê Trio Esperança apanhou a marchinha carnavalesca “Ta-Hi” (1930), de Joubert de Carvalho, imortalizada pela portuguesa-carioca (e futuramente norte-americana) Carmen Miranda, e a forrou com o arranjo decalcado na suite Motown-psicodélica “Papa Was a Rolling Stone” (1972), do grupo norte-americano de soul The Temptations.

O disco (de 1974), cuja capa vai reproduzida acima, era Trio Esperança (obrigado, Pedro Noizyman!), e a música é esta:

A matriz, em 12 minutos sublimes, está aqui:

Ou aqui, em versão miniaturizada, mas igualmente fabulosa:

Talvez os feras do eletromelody paraense da Gang do Eletro não tenham passado (conscientemente) pela rodovia soul-jovem guarda dos Temptations e do Trio Esperança para chegar até Carmen Miranda e “Ta-Hi”. Mas chegaram, do mesmo modo como o Trio Esperança provavelmente chegaria se tivesse 20 e poucos anos em 2010:

Mãe Carmen Miranda paira por cima de todos, os que a conheceram e os que não, “eles” e “nós”.

(ALERTA – O Ministério da Cultura adverte: esta postagem está assasinando a música e a cultura brasileira e mundial.)

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

  1. ai ai da hora demais =) adoro saber dessas versões… tem uma versão pra completar essa lista que é a Das Model do Kraftwerk transformado em “Não faz assim comigo, não me diga não, meu amor vem pra mim” da Gaby Amarantos s2 s2 s2

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome