Ilustração de Alexandre de Maio, presente no documentário 'Sabotage: o Maestro do Canão'

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou na manhã desta segunda-feira, 7, a realização de uma Audiência Pública nesta terça-feira, 9, às 20 horas, para definir uma data celebratória para destacar o hip-hop no calendário cultural brasileiro. “A Audiência Pública será realizada com a finalidade de possibilitar à sociedade, de forma transparente e democrática, o direito de manifestação sobre a alta significação da cultura Hip-Hop, a fim de fundamentar a instituição de data comemorativa”, diz o despacho. A audiência será online, acessível por meio da página do Ministério da Cultura.

FAROFAFÁ não tem lugar de fala no meio do hip-hop, mas teria algumas datas a sugerir. Por exemplo: o dia 24 de janeiro. Foi nesse dia, em 2003, que foi assassinado em São Paulo, aos 29 anos, o rapper Sabotage (Mauro Mateus dos Santos), um dos mais destacados artistas do gênero. O dia do lançamento, em 1988, da coletânea Consciência Black vol. 1, que trazia as duas primeiras composições dos Racionais MC’s, entre elas Pânico na Zona Sul, referência pioneira do gênero (o problema é que há divergência quanto à data). A primeira quarta-feira de 1988, quando começaram a ser realizadas os encontros de MCs no Metrô São Bento, também em São Paulo.

Fique o nosso leitor à vontade para dar suas próprias sugestões (ou até mesmo encaminhá-las ao MinC na audiência de amanhã).

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome