Obama revela quem é Joe Biden, em autobiografia
Autobiografia Obama ajuda a entender quem é Joe Biden - Foto Amanda Lucidon

Em suas 746 páginas, o primeiro volume da autobiografia de Barack Obama, Uma Terra Prometida, esforça-se para transmitir a imagem de alguém imbuído das melhores intenções no comando da Casa Branca. Mas o livro, lançado em novembro, agora permite saber também quem é Joe Biden. Em algumas citações, não tão frequentes para quem era seu vice-presidente, Obama revela aspectos inusitados do novo ocupante do Salão Oval.

Biden não era a escolha inicial do democrata (preferia o então governador da Virgínia, Tim Kaine) por ser um senador veterano. Considerava que o político, ex-colega do Senado e representante de Delaware, era falante demais e tinha visões distintas sobre a política externa. “Não poderíamos ser mais diferentes, pelo menos no papel”, revela. Mas Biden foi também o político habilidoso que destravou caras pautas no Congresso, como a reforma de Wall Street ou o “Obamacare”. Obama não diz isso, mas dá a entender que Joe Biden era muito mais habilidoso nas negociações com os parlamentares, e era capaz de fazer melhores leituras sobre a aceitação ou não de projetos no Legislativo.

O primeiro volume da autobiografia de Obama termina com a morte de Osama bin Laden, que estava desaparecido desde 2001 e era o “troféu” perfeito para o ex-presidente. Nesse episódio, em particular, ele cita que Joe Biden e Hillary Clinton, então secretária de Estado, tratavam com “desdém essa promessa” de trazer bin Laden para os tribunais. “Como ocorrera em todas as grandes decisões que tomei como presidente, apreciei a disposição de Joe de contrariar a postura majoritária e fazer questionamentos duros, com frequência a fim de criar o distanciamento de que eu necessitava para minhas próprias deliberações íntimas”, lembra o democrata. Biden, assim, se converteu em um conselheiro, “um irmão”, alguém que detinha o poder de ser o último a falar nas reuniões. E Obama o ouviu, inúmeras vezes.

Uma Terra Prometida. De Barack Obama, Companhia das Letras, 746 págs, 80 reais.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome