Filmes 2020

O Oscar 2021 promete ser o mais atípico de sua história. Como escolher as melhores produções se houve tão poucos lançamentos de filmes em 2020? O que assistir? As produções de streaming da Netflix, HBO GO, Amazon Prime têm ajudado o público a não se afastar das produções cinematográficas. Mas isso facilita um pouco a vida para fazer a listagem dos melhores filmes de 2020, até agora. A seleção a seguir, feita a partir dos filmes já vistos por nós, levou em conta também a pontuação do IMDb.

Dramas

O Farol – 7,5 IMDb

Thomas Wake (Willem Dafoe) e Ephraim Winslow (Robert Pattinson) vivem um jogo de violência e erotismo em O Farol. Confinados numa ilha, eles têm a companhia um do outro e da natureza, num ambiente hostil e com uma fotografia P&B de forte impacto visual. (Telecine Play)

1917 – 8,3 IMDb

O drama de Sam Mendes foi lançado no Brasil em janeiro, pré-quarentena, e soava como o prenúncio de um ano de bons lançamentos. Deve figurar em qualquer lista de melhores filmes 2020. Filmado em grandes planos sequência, mostra a jornada de dois soldados britânicos que têm de atravessar o campo inimigo para enviar um recado que pode salvar milhares de colegas de batalhão. Para ver e rever. (Google Play, iTunes e Looke)

Já não estou aqui – 7,4 IMDb

Ulisses (Juan Treviño) vive em uma favela mexicana, onde para sobreviver é preciso pertencer a gangues. O grupo dele gira em torno da cultura da cumbia. (Netflix)

Você não estava aqui – 7,6 IMDb

O filme retrata a vida de Ricky (Kris Hitchen) e sua família, pós-crise financeira de 2008. Como em outros filmes de Ken Loach, as difíceis relações interpessoais ficam comprometidas ou ameaçadas com o agravamento da situação econômica. (Telecine Play)

Rede de ódio – 7,1 IMDb

Tomasz (Maciej Musialowski) trabalha para uma obscura agência de mídia social e vê uma chance de se vingar de histórias do passado. O filme ajuda a compreender como as redes sociais estão sendo usadas para acabar com reputações, independente de ideologias. (Netflix)

O preço da verdade – 7,6 IMDb

Inspirado na reportagem “O advogado que se tornou o maior pesadelo da Dupont”, do New York Times, o filme O preço da verdade reconta a história do idealista Rob Bilott (Mark Ruffalo). Ex-defensor de empresas químicas, ele se volta contra elas ao descobrir que o teflon contaminou milhares de pessoas no mundo todo. (Amazon Prime, Google Play e iTunes)

O caso Richard Jewell – 7,5 IMDb

Outra história real, Richard Jewell (Paul Walter Hauser) é um segurança suspeito do atentado a bomba nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. O filme de Clint Eastwood mostra o lado perverso da Justiça e da imprensa quando querem encontrar culpados a qualquer custo. (Looke, Google Play e iTunes)

About an age – 7,5 IMDb

Quatro adolescentes organizam um encontro numa sexta-feira, após uma semana de escola. Ouvir jovens preocupados se vão ao salão de beleza ou a uma faculdade não parece excitante. Mas pensar em como eles encaram os conflitos e desafios de ter de trocar a vida no campo para a grande cidade fazem valer a pena ver About an age. (Amazon Prime)

Má educação – 7,1 IMDb

Em Má educação, Frank Tassone (Hugh Jackman) é o superintendente de uma escola e é entrevistado para o jornal interno por Rachel (Geraldine Viswanathan). A aluna,  estimulada por ele, investiga fraudes no colégio e chega ao próprio Frank. (HBO)

 

Documentários

Crip Camp: Revolução pela Inclusão – 7,8 IMDb

Crimp Camp, da Netflix, está entre os melhores filmes documentários de 2020

Nova produção da Higher Ground, de Michelle e Barack Obama, Crip Camp é um documentário sobre a luta pelos direitos civis das pessoas com deficiência nos anos 1970. Foi no acampamento Janed, na estrada de Woodstock, que tudo começou. (Netflix)

 

O dilema das redes – 8,1 IMDb

O documentário mostra como a internet, e em especial as redes sociais, se transformaram em máquinas de manipulação e ganham dinheiro com isso. O mérito da obra é conseguir que ex-funcionários de empresas das big tech, como Google, Facebook e Twitter, mostrem o quão perverso tem sido o ambiente digital na construção de uma nova realidade. Não se assuste com a dramatização no meio do filme. Foi o jeito que eles encontraram para dar algum didatismo a um assunto tão complexo. (Netflix)

Vaga Carne – 8,0 IMDb

Transcriação para as telas da peça da atriz e dramaturga Grace Passô, Vaga Carne mostra o provocativo embate pessoal entre o corpo de uma mulher e uma voz que se apossa dele. Questões políticas, de linguagem e gênero perpassam essa obra. (SP Cine Play e Embaúba Filmes)

Animação e comédia

Viver duas vezes – 7,4 IMDb

Nesta comédia, o ex-professor universitário Emilio (Oscar Martínez) está com alzheimer e decide partir com a família em busca de um antigo amor. (Netflix)

Olhos de Cabul é um filme de animação de 2020
Os olhos de Cabul – 7,3 IMDb

A animação francesa acompanha Zunaira e Mohsen, que vêem a sua liberdade ameaçada no Afeganistão, sob o regime do Talibã. A obra cria lenta e dolorosamente o pesadelo da vida comum sob o arbítrio da força e da religião extremista. (Google Play)

Dois irmãos: uma jornada fantástica – 7,4 IMDb

Para passar mais um dia com seu pai falecido, que eles mal se lembram, Ian e Barley decidem embarcar numa jmissão aparentemente impossível. A animação da Pixar emociona ao enfatizar a relação fraternal dos irmãos elfos. (Amazon Prime)

Entre facas e segredos – 7,9 IMDb

Desvendar a morte do escritor policial Harlan Thrombey. Este é o mote de Entre Facas e Segredos, onde todos os personagens que surgem podem ser considerados suspeitos. (Now e Amazon Prime)

E para você, quais foram, até agora, os melhores filmes de 2020?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

  1. Faltam 5-6 filmes para os 20 melhores do ano 2020. Em todo o caso, bom trabalho.
    Gostaria ver os títulos dados em Portugues aos filmes com títulos originais, especialmente os de Hollyood. Obrigado.
    John

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome