Um clássico do bielorrusso Bogdanóv mede, alegoricamente, o pulso de um sistema socialista no Planeta Vermelho

 

Sociedade ideal não existe. Nem em Marte. Mas, em 1908, o escritor bielorrusso Aleksandr Bogdánov criou uma visionária obra de ficção científica que transportava o debate humanístico então em vigor justamente para o Planeta Vermelho, uma evidente alegoria da própria situação em que ele estava imerso naquele momento, o ambiente da Revolução Russa. O resultado, o livro Estrela Vermelha (Clássicos Boitempo), virou um vertiginoso exercício do debate sociopolítico e existencial em um terreno análogo ao do laboratório – no qual as circunstâncias artificiais criadas permitem a medição de reações naturais.

O jovem Leonid, revolucionário questionador e cientista, é abduzido (voluntariamente) por um jovem marciano, Menny. Este, aparentemente, conduz à ruína o relacionamento amoroso (e defeituoso) de Leonid (a primeira pista de que algo não cheira bem) para conseguir que o rapaz o acompanhe a Marte, onde o exporá à sociedade socialista presumivelmente perfeita, alicerçada em tolerância, progresso científico e paridade de gênero.

Nas costas de Leonid, repousará a responsabilidade da representação de toda a humanidade frente a um sistema social novo e aparentemente purificado. O amor, a doença, o sexo, o crime: que pacto ético poderia transpassar tudo isso? As traquitanas científicas que Bogdánov criou persistem absolutamente fascinantes e dão verossimilhança ao relato há mais de um século. Por divergências com Lênin, Bogdánov foi expulso do Partido Socialista em 1909, um ano após a publicação desse livro. Conforme acentuam Paula Vaz de Almeida e Ekaterian Vólkova Américo, no texto do prefácio, essa pode ter sido a última utopia da literatura russa. Depois, só se publicou distopia.

Estrela Vermelha. De Aleksandr Bogdánov. Editora Boitempo, 183 páginas, 49 reais
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome