Zoró Zureta, espetáculo de Zeca Baleiro, entre Os melhores shows e peças infantis de 2019
Zoró Zureta, espetáculo de Zeca Baleiro - Foto Divulgação

Crianças e adolescentes, os novos públicos para as artes no futuro, finalmente têm encontrado opções que não as subestimam, tampouco que são descuidadas esteticamente. Artistas que antes falavam apenas para plateias adultas, por diversas razões, passaram a produzir com mais frequência espetáculos voltados para os mais jovens, como é o caso do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro. O espetáculo Zoró Zureta, que circula pelo País, é um belo exemplo.

Houve um tempo em que os teatros infantil e infanto-juvenil apenas reproduziam histórias enlatadas da Disney. Hoje, já é possível ver boas montagens que fogem da previsível infantilização ou adultização extremas. As peças O Dia em que minha vida… e Fragmentos do Quintal que completam a lista “Os melhores shows e peças infantis de 2019” têm, em comum, o fato de valorizar algo em falta na vida adulta: a imaginação.

1) Zoró Zureta, Zeca Baleiro (musical)

Neste espetáculo em que funde sua própria produção musical para crianças, Zeca Baleiro organizou um passeio sentimental por uma memória da infância anterior às regras digitais, ao mesmo tempo que realimenta essa viagem com ensinamentos em forma de folguedos e travessuras. Um País inteiro passeia pela frente das crianças em forma de música. (Jotabê Medeiros)

2) O Dia em Que Minha Vida… Mudou por causa de um Chocolate Comprado nas Ilhas Maldivas. Direção de Thaís Medeiros

A peça baseada no livro de Keka Reis, indicada ao prêmio Jabuti, brinca com os estereótipos para lutar contra eles. É para os mais grandinhos, porque trata da impactante transição da 5ª para a 6ª série no ensino fundamental. Divertida e não subestima a inteligência do público. (Eduardo Nunomura)

 

3) Fragmentos de Quintal, Cia Circo de Bonecos

A Cia Circo de Bonecos tem 20 anos e seus espetáculos emocionam crianças e adultos. Fragmentos, na terceira posição em “Os melhores shows e peças infantis de 2019”, conta a história nostálgica de um menino que vivia em uma casa com quintal, algo que para muitos dos pequenos das novas gerações é chamado de “playground”. (EN)

Veja quem votou na categoria “Os melhores shows e peças infantis de 2019”:

Melhores Shows e Teatro Infantil de 2019

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

  1. Zeca Baleiro é simplesmente cuidadoso com o que faz e sempre busca a perfeição,com delicadeza e verdade,sua espontaneidade e cinseridafe é o que faz alcança sucesso e boa crítica. Falar o que mais? Zeca por si só é Zeca,se tem alguém que não gosta é indiferente, porque sua sabedoria e humildade bastam, sucesso querido hoje e sempre com a graça de Deus 🙌😍🤟

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome