Crianças e adolescentes, os novos públicos para as artes no futuro, finalmente têm encontrado opções que não as subestimam, tampouco que são descuidadas esteticamente. Artistas que antes falavam apenas para plateias adultas, por diversas razões, passaram a produzir com mais frequência espetáculos voltados para os mais jovens, como é o caso do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro. O espetáculo Zoró Zureta, que circula pelo País, é um belo exemplo.
Houve um tempo em que os teatros infantil e infanto-juvenil apenas reproduziam histórias enlatadas da Disney. Hoje, já é possível ver boas montagens que fogem da previsível infantilização ou adultização extremas. As peças O Dia em que minha vida… e Fragmentos do Quintal que completam a lista “Os melhores shows e peças infantis de 2019” têm, em comum, o fato de valorizar algo em falta na vida adulta: a imaginação.
1) Zoró Zureta, Zeca Baleiro (musical)
Neste espetáculo em que funde sua própria produção musical para crianças, Zeca Baleiro organizou um passeio sentimental por uma memória da infância anterior às regras digitais, ao mesmo tempo que realimenta essa viagem com ensinamentos em forma de folguedos e travessuras. Um País inteiro passeia pela frente das crianças em forma de música. (Jotabê Medeiros)
2) O Dia em Que Minha Vida… Mudou por causa de um Chocolate Comprado nas Ilhas Maldivas. Direção de Thaís Medeiros

3) Fragmentos de Quintal, Cia Circo de Bonecos

Veja quem votou na categoria “Os melhores shows e peças infantis de 2019”:







Zeca Baleiro é simplesmente cuidadoso com o que faz e sempre busca a perfeição,com delicadeza e verdade,sua espontaneidade e cinseridafe é o que faz alcança sucesso e boa crítica. Falar o que mais? Zeca por si só é Zeca,se tem alguém que não gosta é indiferente, porque sua sabedoria e humildade bastam, sucesso querido hoje e sempre com a graça de Deus 🙌😍🤟