Nelson Motta era um sujeito tão fofinho que todo mundo o tratava sempre por Nelsinho. Era o típico cara “do bem”. Estava sempre por dentro de tudo, participava de cada novo movimento musical que surgia, era querido por todo o olimpo artístico brasileiro, compunha em parceria com os mais talentosos músicos. Trabalhava nas várias interfaces das Organizações Globo, escrevia para a Folha, publicava livros, biografava gênios, era entrevistado para documentários de dez entre dez astros brasileiros. Por essas & por outras, era um sujeito 100% de bem com a vida. Jamais alguém vira Nelsinho em público sem que ele tivesse um sorriso estampado no rosto.

Um belo dia, na virada de 2002 para 2003, alguma coisa começou a mudar no coração de Nelsinho. Era o início dos anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a popular Era Lula, que teria prosseguimento a partir de 2011 e até o momento presente com Dilma Rousseff. Nelsinho, sempre amigo de todo mundo e sempre atrelado aos humores também luminosos da Globo, começou pouco a pouco a demonstrar sinais leves de mau humor.

A estrada é comprida e a gente não acompanhou passo a passo, mas certamente um dos ápices da fase Nelsinho de Fígado Estuporado se deu em 30 de outubro deste 2015, véspera do dia das bruxas, quando o eterno garotão de praia cometeu (adivinha onde?: no todo-poderoso jornal O Globo) um texto denominado “Coração de Mãe“, que versava sobre qualquer coisa exceto sobre sentimentos ou corações maternos, fossem eles tropicalistas ou não.

Não há muito que dizer sobre tal texto, a não ser que era de uma falta de educação extrema e, mais especificamente, de uma misoginia exacerbada. Você sabe, misoginia, ódio às mulheres, ao segundo sexo de Simone de Beauvoir, ao empoderamento feminino.

Mas não se pense que o vômito misógino do machão neovalentão Nelsão se dirigia a Dilma. Não. Nas últimas semanas a presidentA vem sendo menos bola da vez do ódio das Organizações Globo do que Lula (embora mais que Eduardo Cunha, atual protegido número um das Organizações).

Nada mais ~natural~ que, premido a bajular os patrões (pela enésima vez na carreira), ao mesmo tempo que oprimido pelos próprios rancores misóginos, Nelsinho Nelsão voltasse artilharia não para Dilma, tampouco para Lula Em Pessoa, mas sim para a esposa desse último, Marisa Letícia. Nem que isso custasse desferir um golpe frontal contra a habitual fidalguia dos varões globais.

A boca da ex-primeira dama está “cada vez maior”, vaticinou o conhecido (a)crítico musical em mais uma aventura pelo ofício de (a)crítico político. A tática é tão manjada quanto os estratagemas de Ed Cunha da Globo para favorecer a cultura do estupro via Congresso Nacional: precisamos exterminar o homem, dizimamos a integridade do homem mirando na esposa do homem. À direita, à esquerda e ao centro, a misoginia emerge da toca feito ratazana esfaimada, em espetáculos de baixíssimo nível, no caso presente menos por conta de dona Marisa que pelo fato banal de que, SIM, somos governados por uma (até aqui imbatível) mulher.

Pode ser estarrecedor, mas não é surpreendente que gotas de rancor envenenadas com raticida sejam disparadas com fúria cada vez maior a partir das fortalezas globais, a ponto de já não preservar nem mesmo a bonachice dos ex-garotos de Ipanema, dos ex-de-bem-com-a-vida, dos ex-zen-surfistas (fenômeno parecido ocorre com Lulu Santos, antigo parceiro de Nelsinho e atual jurado caricato de programa de calouros norte-americanizado da Globo).

Os excrementos do texto “Coração de mãe” pareciam um ápice, mas logo seriam superados por Nelsão Furacão em pessoa. Via internet, no Diário do Centro do Mundo (site do jornalista Paulo Nogueira, um dissidente da Editora Abril), Kiko Nogueira reagiu às grosserias de Nelsinho com, entre outros bons momentos, um achado. Desnudou o artífice modesto da grandeza da bossa nova, do samba, da Elis Regina, da tropicália, do Roberto Carlos, da black music brasileira, do Tim Maia, dos dancing days tupiniquins, do pop-rock “a gente somos inútil” e da diva Marisa Monte como o que ele realmente é (e nenhum de nós, jornalistas culturais, o havia dito até hoje com todas as letras): “Um personagem marginal que se vende como protagonista”.

(A definição morreu no bolso de Nelsão, mas caberia provavelmente a 11 em cada dez jornalistas, incluídos eu, o Kiko, a imensa trupe jornalística de puxa-sacos da Rede Globo e quem mais chegar: coadjuvantes que se vendem como testemunhas oculares privilegiados da História com agazão e das fofocas com agazinho, mas têm ataques de pânico em sequer cogitar colocar a mão na massa da História ou das histórias.)

(Em animados debates motivados pela treta no TwitterRafael M. Saldanha acabou por decifrar um dos segredos de fátima da MPB: segundo ele, Motta é o “Forrest Gump da música brasileira: tudo ‘eu estava lá’, ‘fui eu que dei essa ideia’“.)

Novamente vestido com a túnica de nelsinho, Nelsinho não só teve que dormir com essa, como também passou recibo. Mais uma vez divorciado da pose de bom moço, retrucou virulento e iracundo ao Kiko. Escorregou na casca de banana, pisou no tomate e enfiou o pé na jaca. Assumiu a vontade de ser protagonista, afirmando que suas próprias filhas são mais inteligentes que os filhos do… Lula. Aproveitou para equiparar dona Marisa à formidável atriz Marília Pêra, com quem, segundo as fofocas, Nelsinho esteve casado nos idos dos anos 1970.

“Quem imagina que dona Marisa tem um milésimo do talento de Marilia Pêra e fez mais pelo país do que ela?”, indagou Nelsão Brabão em seu Facebook, provavelmente enxergando-se sentado à cadeira presidencial que Luiz Inácio maquiavelicamente lhe usurpou. A comparação é espetacular, inclusive porque a justaposição Marília-Marisa (não a Monte) leva automaticamente ao par Nelson-Luiz (o Inácio, não o Luiz Maurício, o Lulu) – com a ínfima diferença de que Marília se livrou do Lula dela há dez mil anos atrás.

O subtexto é nítido e conta muito sobre os cérebros globais: o presidente da República eleito e reeleito pela maioria da população brasileira é um zé-ninguém, um nada comparado às mentes prodigiosas que fazem das Organizações Globo o que elas são. Vestida a carapuça do Kiko, o complexo de vira-latas também reluz de transparência: como todos sabemos, nesse duelo de titãs não é exatamente Lula DA SILVA quem se considera um ~zé-ninguém~.

O momento faz de Nelson um palhacinho (mais um deles, num universo midiático superlotado de lobões e sheherazades) do embaralhamento de papéis entre os personagens antigamente conhecidos como “herói” e “bandido”. A própria Globo tem investido no filão, em particular no Jornal Nacional e na novela (até aqui malsucedida) A Regra do Jogo, na qual todo mundo é vilão e ninguém é vilão porque todo mundo é mocinha e ninguém é mocinha.

É muito umbigo de fora. Nos telejornais, as Organizações (ou a ~facção~, como diria João Emanuel Carneiro, o grão-autor de A Regra do Jogo) atiram todos os dardos no alvo de criminalizar 13 gerações de parentes, amigas, admiradores e fãs de Lula. Na teledramaturgia, ensinam que há ladrões malvados que se fazem passar por bonzinhos, inclusive para alertar que nenhum eleitor em sã consciência deverá apertar 13 nas urnas do ainda longínquo 2018.

O diacho dos ensinamentos é que o garoto dourado Nelsinho, empapuçado de novela e de William Waack até o totopo da cabeça, assimilou o quebra-cabeça de trocança de papéis e virou o que não devia: um ex-boa-praça envenenado de raiva até a quinta geração dos herdeiros (de Lula, não os dele, que são muito mais inteligentes). Demoliu a própria dramaturgia. Matou o bom moço que lhe servida de casca. Deixou cair o manto prateado de puxa-saco de estrelas para vestir a fantasia de quem sempre foi, mas nunca quis que nós soubéssemos que era: ele mesmo.

Chegamos, por fim, a um dos dados fundamentais desta era Lulidilma, Dilmilula, cada dia mais acentuado em seu 13º ano. Uma das características (tanto negativas quanto positivas) dos governos realmente populares, aqui e alhures, tem sido a de nos transformar, devagarzinho, em quem nós sempre fomos. O negro parece mais negro, a mulher fica mais mulher, o homossexual se assume, a travesti descobre que não era a única travesti da paróquia, a índia reivindica seus direitos.

Por último, e não tão divertido: quem sempre foi reacionário, mesmo que nunca o tivesse dito em público, vem à luz do dia e berra entre espumas de perdigotos: “Sou reacionário!!!”. Sim, estamos falando do nelsinho, dos nelsinhos. O texto do meninão não vai mudar o mundo em uma vírgula (tal como qualquer um de nós, o aspone global é um modesto coadjuvante). Mas, ai, como é bom que o fofo venha até nós para nos contar quem ele realmente é.

 

PUBLICIDADE

49 COMENTÁRIOS

  1. A diferença entre Nelsinho e os PTralhas é que enquanto um vai ficar para sempre na memória cultural deste país, os outros serão varridos para o limbo do esquecimento político. Lula tornou-se um burguês.

  2. O caro Alexandre somente pode ter “merda no cérebro” para escrever tantas bobagens. É pena que a gente pensa que vai aproveitar alguma coisa e se estrepa…Ele acusa os defensores da GLOBAL mas esquece que está defendendo “uma verdadeira tropa de assalto aos cofres da União, e de uma invejavel incompetência que atirou o País no atoleiro econômico !!! Sou uma besta, pois, trabalho a 65 anos e não soube como ficar rico ! Será porque não sou PETBOSTA ?

  3. É isso aí, acho mais: eles começam a sentir que nao sao tao essenciais, ao notar perdas de audiência consideráveis. A fonte deles começa secar e ser contestada. Em instantes, nas redes sociais, ele vê como as pessoas o percebem sem o filtro da globo que os protege. É…novos tempos…comemoremos.

      • Para quem se sente livre para ser grosseiro ( do tipo: “vai tomar no …” midiático) vai um recado: Repense o que vc considera terrorista, comunista, organização criminosa, etc… Pois eu, nascida em 63, nunca vi na história brasileira tantas bandeiras levantadas, seja por justiça social, inclusão social, contra violência contra infância, contra a mulher e tantas outras ações evidentemente democráticas. Somos a maioria, os oprimidos por décadas por uma minoria formada de políticos e grupos econômicos. Entretanto ocorre um crescente movimento, e é mundial ! Então “bicho” , se toque !!!

  4. Excelente texto…Pena que ainda exista alguns por aí que não conseguem cortar o cordão umbilical; vivem grudados na Rede Bobo e sua doutrinação ridícula. Pobres seres!

  5. Ótimo texto.

    Há personagens que só se mostram de verdade quando seu brilho começa a decair. Esse tal Nelson nunca me enganou, mas enganou muita gente. Prefiro outros Nelson`s, como o Sargento e o Cavaquinho.
    Parabéns pelo texto. Ainda há jornalistas neste país.

    Bareta.

  6. PAF, só que tem um probleminha, o Nelsinho Mota, ao longo do tempo, tem provado que sempre esteve certo nas suas opiniões. Tudo que fez sempre deu certo, bons livros, boas músicas, bons programas de tv, e principalmente, ótimas sacadas….Sou mais ele.

  7. tem sido a de nos transformar, devagarzinho, em quem nós sempre fomos. Que o diga Nicolau… e antes que venha as pedras, não sou petebosta, admiro-os dalém mar. Rindo até agora

  8. Sempre excelente texto do PAS. Parabéns.

    Nelsinho era o rei das sacadas geniais:

    “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão”;

    Profundo, né?

  9. Puntza la vida. Que texto. Você tem a manha desse negócio de escrever, sabe, né? Bom demais. Ideológica, jornalística e estilisticamente. Valeu! Embora visite aqui vez ou outra, vim neste texto enviado pelo DCM.

  10. O Lula incomoda porque escancara a exata dimensão da nossa mediocridade. Alguns, como eu, reagem a isso admirados mas resignados, afinal a história é pra pouquíssimos. Outros não suportam a “afronta”, e expressam sua inveja e ignorância na forma do ódio, da violência. Sem perceber que isso os coloca em um patamar ainda mais baixo…

  11. Ótimo texto, como sempre.
    A resposta do Nelson Motta é lamentável.
    Como bem disse Kiko Nogueira: (O Nelson) “deixa claro que sua família — incluídas aí as gerações anteriores — é moralmente superior. Melhores, mesmo, na categoria de seres humanos.” à familia do ex Pres. Lula.
    Aí eu me lembrei que a Marília Pêra tinha mais de $800.000 dólares no HSBC da Suíça.
    Imaginem se fosse a Dona Marisa?
    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/03/23/celebridades-estao-relacionadas-a-contas-no-hsbc-na-suica/

    Abs

  12. “Para Pedro, Pedro para: esse Pedro é uma parada.” Bonito texto! Mas tenha paciência com o autor da “Música, Humana Música”. Ele só ficou assim depois de sofrer um Monte de rejeição da Marisa: com trocadilhos e tudo.

  13. Não consigo entender como alguém pode “dizimar a integridade do homem”, quando sabemos que provavelmente ela nunca existiu. E não dá mais para aquentar jornalistas, ou quem quer que seja, defendendo o indefensável. É fato que a cúpula do PT, toda ela, matou sonhos e esperanças de muitos brasileiros que acreditavam que havia chance desse país dar certo e foi essa cúpula que assassinou o partido.

  14. Pois é… Nesse festival de boçalidade em que se transformou a assim chamada “mídia hegemônica brasileira”, temos a oportunidade ímpar de verificar que de fato, como disse Umberto Eco, ” os imbecis perderam a vergonha”. De fato, lamentável a agressão gratuita à Marisa Letícia, como tantas outras covardias que a outrora ” jeunesse doree” do Brasil sempre gostou de perpetrar contra aqueles ( e principalmente aquelas) que eles eles sabem ser indefesos.

  15. Nunca vi tanto nonsense, tanta ignorãncia, tanta idiotice, tanta ditadura da opinião e da cŕitica,tipico de comunistas petistas, tanta burrice, tanto fanatismo, tanta doença mental, tanta merda, toda embaralhada, amontoada, atropelada em um texto só, com o único objetivo de defender e glorificar o indefensável e por não ter justificativa e argumentos fez esse emaranhado incompreensível para adorar, defender, glorificar e exigir respeito e adoração a um mero criminoso, estelionatário vagabundo que já devia estar preso como qualquer bandido, um golpista, psicopata, sem o menor valor ou honra, que tem que ser tratado como bandido,um crápula psicopata e sua família tão psicopata quanto, e toda sua organização criminosa da qual faz parte a moleca marionete que ele colocou na presidencia para legalizar seu assalto ao Brasil e seu golpe de ditadura comunista bolivariana. Parabéns ao Lúcido , honesto, sensato, amadurecido, e equilibrado e brasileiro Nelson Mota , que não deve nada a essa quadrilha de bandidos e presta um grnade serviço de patriotismo a nação ao criticá-lo, denunciá-lo e e colocá-lo em seu devido lugar de lixo, junto com seus cúmplices, comparsas e adoradores fanáticos, alienados, entorpecidos, emburrecidos, doutrinados, ou tão mau caráter, psicopatas, e adéptos do crime como eles.

  16. Marilia Pera, excelente atriz, que trabalhou a vida toda na Globo, escreveu na página três embaixo, no Estadão um apoio a Collor e detonando petistas, na última semana antes daquelas eleições.

    Nelsinho começou sua carreira como jurado do Flavio Cavalcanti.

  17. Caro Pedro,

    Seu blog continua o mesmo!! Espero que aprecie o texto que lhe envio de uma menina esperta que conheci pela internet!

    Lá lá lá lá lá. .. aqui de boas escrevendo uma carta pra Dilma e…. ops, vazou!
    ————-
    Salvador, 08 de dezembro de 2015.
    Senhora mulher sapiens,
    Carpe diem (disseram que é chique começar em latim)
    Ao contrário do que está pensando, escrevo para agradecer. Sim, juro. Estou muito satisfeita com o bem que a sua gestão tem feito para o país. Em menos de 5 anos de governo, você fez mais oposição ao PT do que o PSDB em toda a sua existência. Seu governo é um case de sucesso na demonstração empírica de todos os princípios liberais. De um jeito meio torto, é verdade. Mas ajudou muito. Obrigada.
    1) Você mostrou a merda que dá deixar empresas (Petrobras, Eletrobras, Correios, etc) sob a administração estatal;
    2) Provou que interferir artificialmente em preços e juros definitivamente não dá certo, pois uma hora a bomba estoura;
    3) Que incentivar o consumo por meio de crédito só gera uma multidão de endividados em médio prazo;
    4) Demonstrou divinamente que Thatcher tinha razão: o dinheiro dos outros um dia acaba;
    5) Cortou Bolsa Família, Ciência sem Fronteiras, Fies, Minha Casa Minha Vida, etc, apenas para mostrar que se não há produção de riquezas, também não há o que distribuir
    6) Acabou com a falácia de que regimes de esquerda são bons para os pobres em longo prazo;
    7) Não tem a mesma habilidade do Molusco Al Capone da Silva para esconder os mal feitos e dizer que não sabia de nada (apesar de ser absolutamente crível que tenha assinado Pasadena sem ler);
    8) Fazendo tudo errado, fez surgir/crescer no Brasil uma nova corrente de pensamento para se contrapor à intelectualidade de esquerda predominante desde a época da ditadura;
    9) E como se não bastasse, ainda ganhou a eleição no ano passado e teve que pagar você mesma pelos erros cometidos, arrasando não apenas a sua própria popularidade, como respingando também no companheiro que fez tudo que você fez, mas era pós – graduado em cara-de-pau (Ok, a gente está tendo que pagar também, mas pelo menos assim ficou claro de quem é a culpa).
    Obrigada, valeu mesmo, thank you e gracias!
    Agora que já fez o seu papel, acabou a brincadeira. Se pique dessa cadeira e deixe alguém arrumar a bagunça.
    Respeitosamente,
    Priscila

  18. Que inveja hein PAS? Será que o senhor não aceitaria trabalhar na Globo caso o convidassem? Nelson Motta deixou alguma coisa para os netos, fez música, tem talento, coisa que o senhor claramente não tem. Se foi relevante ou não, cabe a cada um decidir. E o senhor, o que vai deixar para os seus netos além de deixar claro que gosta de puxar saco de ladrões? Ah tá, quem não apoia ladrões é coxinha, né? Assim fica fácil…

  19. Eu li este texto à época, e voltei hoje aqui, no primeiro dia do ano (!), para ler outra vez.
    Pra mim, é o texto do ano de 2015. Como é bom ver alguém escrever tudo aquilo que gostaríamos de ter escrito. Bravo, PAS! Aula de estilo e precisão. Texto primoroso, diz tudo o que muitos de nós sentimos ao vermos os grandes jornais darem voz aos seus parceiros, sem que tenhamos uma resposta à altura.
    Um abraço, com a minha admiração.
    Carlos

  20. Como alguém pode ser tão baba ovo de políticos dessa forma? Vc tava espumando quando escreveu esse texto, tudo pq falaram do seus políticos de estimação? Esse país tá mais que perdido!

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome