O Instituto Brasileiro de Museus ((Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura do País, abriu editais na semana que passou para preencher os cargos de diretores de importantes instituições da estrutura museológica federal, entre eles o Museu Regional de São João del Rei (em MG), o Museu Victor Meirelles (em Florianópolis, SC), o Museu das Missões (São Miguel das Missões, RS) e Museu Histórico Nacional e Museu da República (ambos no Rio). Este último, o Museu da República, é objeto de um controverso ambiente de suspeição de preconceito racial – marcado pela demissão intempestiva (e até agora injustificada) de seu diretor, Mario Chagas, e o litígio com o grupo de pais de santo do Rio que assessora a gestão da coleção Nosso Sagrado, de objetos afro ritualísticos.
As trocas de comandos nos museus ocorrem num momento em que há contestação pública da atual gestão do Ibram. Segundo noticiou o jornal O Globo no dia 19 de dezembro, o instituto cancelou uma licitação de compras por indícios de irregularidades, após um alerta de auditores da Controladoria-Geral da União (CGU). O Ibram estava comprando garrafas de água a R$ 147,65, além de contratar diárias de quase 5 mil reais para locação de dois televisores.
Mas os casos de intolerância parecem ser ainda mais gritantes do que as compras. Em novembro, uma alta funcionária do Ibram (que já ocupou o cargo de presidente substituta na ausência da titular) foi acusada, durante o 8º Fórum Nacional de Museus, de preconceito racial contra uma participante do evento. A diretora foi afastada do fórum, mas o Ibram não divulgou quais foram as efetivas medidas para apurar o caso e combater eventuais episódios de racismo.
Nas últimas horas, passou a circular entre grupos de museologia na WhatsApp uma série de fotos sobre um desastre causado pela chuva num dos museus que, ironicamente, está entre os que abriram editais para uma nova direção. Trata-se do Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, no Centro do Rio), cujo teto teria desabado com as chuvas e atingido diretamente o escritório regional do Ibram. O instituto informou recentemente que iniciou obras de modernização do sistema elétrico do prédio e teria gasto 300 mil reais na reforma do teto do museu.
Achei a leitura muito agradável.
A leitura flui de maneira muito agradável, o que facilita a absorção das informações, mesmo em temas mais densos.