“Tô aqui cortando jaca/Por estradas e ventos”.
Na mente ebulitiva que encabeçou a lendária banda Os Mutantes, Arnaldo Dias Baptista, os suportes são muitos, as visões são ilimitadas, as possibilidades são infinitas, as regras e fronteiras não têm validade e os resultados são sempre a expressão da mais pura liberdade. Isso vale para a música, isso vale também para sua pintura sempre imprevisível.
Antes que o ano acabe, a CaSa SLAMB anuncia a abertura, no próximo dia 12, em São Paulo, da exposição Gurum Gudum – Entre Fadas e Travesseiros Travessos, que mostra 76 pinturas em técnicas diversas pintadas em grande parte durante a pandemia – as obras estão em número de 76 para celebrar a nova idade do cantor, compositor, escritor e multi-instrumentista paulistano. Na abertura, no dia 12 de dezembro, será realizada uma oficina de arte com crianças de 3 a 12 anos, que poderão experimentar diferentes materiais e criar coletivamente.
Produção majoritariamente figurativa, encharcada de cores surpreendentes e reciclagem de materiais, sem a angústia da influência, a arte visual de Arnaldo Baptista é produzida em ambiente totalmente livre em seu refúgio rural em Juiz de Fora, onde vive há algum tempo. A curadoria dessa seleção é de Lucas Pexão Velloso e Roger Valença. O título da mostra (e o verso que abre esse texto) vem da canção Gurum Gudum, do álbum Let It Bed (2004), inspirada numa canção que seu avô cantava para ele quando criança, e Entre Fadas e Travesseiros Travessos, que remete a um comentário de Arnaldo sobre seu processo criativo durante a criação das ilustrações para O Mágico de Oz, edição Antofágica (2023).
“Eu acho que, nas artes plásticas, se você tem um lápis e um papel, você pode fazer um quadro maravilhoso. Mas com a música é muito diferente, você tem que ter o instrumento, tem que fazer por etapas, montar. Não é totalmente igual. Mas talvez, no fim, seja tudo na nossa mente, que envolve comunicação e é tão importante”, declarou Arnaldo, em uma entrevista em 2017, sobre sua atividade de pintor.
“A arte de Arnaldo traz uma energia, algo que expande, pulsa, que vitaliza o corpo, a alma e o espírito. Nos leva para outras esferas e regiões, que incorporam o ser em formas mágicas. O brincar, o jogo, o ser criança eterna, Peter Pan, a explosão da presença, super novas, a habilidade de transpor o invisível em cores e movimentos, transmutam o que existe de essência entre o que vive a CaSa SLAMB e o que transborda em Arnaldo Dias Baptista – seu Exorealismo, sintonizado em uma antena que atinge universos e reverbera em infinitos.”, diz Artur Slama, dono da galeria CaSa SLAM.
“Na obra pictórica de Arnaldo, a fusão de realidades transforma o comum em algo fantástico – o corpo humano em paisagem, a paisagem em travesseiro, os animais em seres mitológicos, e assim sucessivamente –, até que a ciência se transmute em misticismo e, finalmente, de volta em ciência”, declarou o curador Roger Valença. As obras estão à venda na galeria virtual de Arnaldo, por R$ 3.800,00 cada (as dimensões e características de cada obra estão nas descrições do site).
SERVIÇO
Gurum Gudum – Entre Fadas e Travesseiros Travessos
7ª Exposição Individual de Arnaldo Dias Baptista
CaSa SLAMB
R. Mateus Grou, 106 – Pinheiros, São Paulo.
de 12 de dezembro de 2024 a 14 março de 2025
Abertura : 12 de dezembro, quinta-feira, das 18:00 às 22:00hs.
Demais horários de visitação:
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 15:00 às 18:00hs.
Outros horários: via agendamento de horário no whatsapp (11) 95552 5573.
A CaSa SLAMB entará em recesso de 14 a 27 de janeiro de 2025.
Classificação: Livre
Arnaldo Baptista online:
Site | Facebook | X | YouTube | Instagram
Música: toda sua obra solo está disponível nas plataformas de streaming