O cineasta Nanni Moretti interpreta Giovanni em
O cineasta Nanni Moretti interpreta Giovanni em "O Melhor Está Por Vir", seu novo filme, que estreia amanhã (4) no Brasil. Frame. Reprodução

Intelectuais como o jornalista e filósofo Antonio Gramsci (1891-1937), o cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini (1922-1975) e o escritor (nascido em Cuba) Italo Calvino (1923-1985), cujo centenário foi celebrado ano passado, foram alguns dos mais destacados nomes das fileiras do Partido Comunista Italiano (PCI). Em certa medida, o novo filme de Nanni Moretti presta homenagens a eles e a filósofa e economista Rosa Luxemburgo (1871-1919).

A comédia O Melhor Está Por Vir (“Il Sol Dell’avvenire”) é, ao mesmo tempo, um filme de amor e sobre o cinema. O cineasta Giovanni, vivido pelo diretor, pretende fazer um filme ambientado na Roma dos anos 1950, na época da invasão soviética à Hungria, mas é um romântico, que demora a perceber que o mundo mudou em todos os aspectos, inclusive o ofício de fazer cinema – enquanto respira a sétima arte, diversos imprevistos atrasam a realização do filme e ele não percebe a ruína do próprio casamento.

Moretti assina o roteiro com Francesca Marciano, Federica Pontremoli e Valia Santella e costura uma homenagem sincera, sem idealizações ou hagiografias – há uma cena em que rasga uma foto de Stalin (1878-1953) e, advertido por um assistente, retruca algo como: sim, havia fotos dele nos escritórios do PCI, mas este é um escritório do PCI em meu filme.

O longa-metragem marca a celebração dos 50 anos de carreira de Moretti, que completou 70 de idade ano passado. O filme evoca o universo do cineasta – o que pode parecer óbvia redundância –, cuja obra reflete, ainda que muitas vezes ironicamente, os padrões da classe média romana de esquerda. Não consigo deixar de pensar (forçar, talvez?) num paralelo com o cinema do brasileiro Kléber Mendonça Filho, diretor que, qual Moretti, também se coloca em frente às câmeras em Retratos Fantasmas, seu filme mais recente.

Engana-se quem pensa que o teor político de O Melhor Está Por Vir possa diminuir sua força e faço esta observação em razão dos anos mais recentes da política brasileira, em que, para boa parte da população, obras de arte realizadas por artistas de espectro ideológico diferente não deveriam ser merecedoras de atenção – será que algo mudou? O próprio título pode soar utópico ou uma dessas mensagens típicas deste período de ano novo. Que nos diga e ensine algo.

"O Melhor Está Por Vir". Cartaz. Reprodução
“O Melhor Está Por Vir”. Cartaz. Reprodução

*

Veja o trailer:

Serviço: O Melhor Está Por Vir (comédia, Itália/ França, 2023, 95 minutos). Estreia nesta quinta-feira (4) nas salas de cinema brasileiras.

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome