O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu na manhã desta terça-feira, 21, postumamente, às cantoras Rita Lee, Elza Soares e Gal Costa, o título de comendadoras da Ordem do Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira. Elza morreu em janeiro de 2022. Gal Costa morreu em novembro de 2022. E Rita morreu em maio do ano passado. Além das cantoras, também foram condecorados postumamente o indigenista brasileiro Bruno Araújo e o jornalista britânico Dom Philips, assassinados na Amazônia em 2022.

Também esta manhã, o presidente Lula condecorou sua mulher, Rosângela Lula da Silva, a Janja, com sua admissão no quadro suplementar da Ordem do Rio Branco, além de Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, a Lu, mulher do vice-presidente Geraldo Alckmin. Foram condecoradas ainda a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a governadora do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Barbosa Oliveira Santos, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, o ministro Vinicius Marques de Carvalho, da CGU, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o ministro Cristiano Zanin, do STF (ex-advogado do presidente), Marco Aurélio Santana, chefe do Gabinete Pessoal do Presidente, o cacique Raoni e diversos políticos e diplomatas (entre eles, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Alzeben).

Ainda nesta manhã de terça-feira, o presidente editou o Decreto 11.784, que reconhece a cultura hip-hop como uma manifestação da cultura nacional, protegendo os seus elementos e fatores artísticos e sociais, criados, desenvolvidos e agrupados pelas comunidades periféricas afro-americanas e latinas. O decreto reconhece os elementos estruturantes do hip-hop (o DJ, o breaking, o MC, o grafite, as gírias, o modo de vestir, o turntablism, o beatboxing, o rap, o design do grafite, a poesia slam e as danças urbanas) como parte dessa cultura.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome