A Lagoa dos Dinossauros agoniza em Salvador

A catinga começou a ser sentida há pouco mais de uma semana. Quando o Sol fica mais forte, no início da tarde, ela aumenta consideravelmente, tornando difícil o trabalho dos congierges do hotel que fica atrás da lagoa, fazendo penoso o esforço de almoçar num restaurante qualquer da área. Logo, os moradores da região, além dos hóspedes dos hotéis e o pessoal que fica preso no trânsito começaram a desconfiar que o cheiro fétido vinha da própria Lagoa dos Dinossauros, a antiga Lagoa dos Frades, no bairro Stiep, em Salvador (nas imediações do antigo Centro de Convenções).

Com 16.470 m2, a Lagoa dos Dinossauros ganhou esse nome somente em 2021, quando o então prefeito Bruno Reis empreendeu ali uma obra de requalificação urbana de 9 milhões de reais, implantando réplicas de dinossauros no entorno do parque para incrementar as visitações. “Estivemos aqui há pouco mais de um ano e nos deparamos com um lugar completamente abandonado, com esgoto alimentando a lagoa, sem peixes, sem patos. As pessoas não frequentavam esse local. Decidimos, portanto, implantar um projeto arrojado e impactante”. A lagoa então passou por um processo de aeração, para melhorar as condições da água. Foram jogados cinco mil alevinos, para aumentar o número de peixes. A mata do entorno, resquício de Mata Atlântica, abriga camaleões, micos e pássaros de diversos tipos.

Mas, aparentemente, o hábito de derramar esgoto na Lagoa dos Dinossauros não foi interrompido. Passados dois anos, a lagoa protagoniza um processo doloroso de afogamento por derramamentos clandestinos. É como assistir a um assassinato ao vivo e em cores – a mancha de esgoto vai tornando azul a água da lagoa, de onde emana o forte cheiro que chega a causar náuseas na vizinhança. Informada do problema, a fiscalização da Prefeitura veio até o bairro, fez algumas diligências e chegou à conclusão que o esgoto que polui implacavelmente a lagoa provém de um condomínio próximo. Multou o condomínio, mas a poluição parece que se intensificou desde então. Havia informações de que a Prefeitura iria multar novamente o mesmo prédio essa semana, mas a multa por crime ambiental é irrisória, dez vezes menor do que uma multa do Psiu por poluição sonora (essa tolerância ao abuso ambiental, de resto, é uma marca social do País todo).

É duro observar a agonia lenta da lagoa sem que nada, aparentemente, possa ser feito de forma rápida e emergencial. A TV esteve por lá, fez o seu papel, mas parece que a opção do cidadão brasileiro é quase sempre torcer intimamente para que algo aconteça a tempo. O Stiep é um agradável bairro de Salvador na região da Pituba, perto da Boca do Rio. Residencial, mas com forte crescimento de edifícios empresariais, diz o guia. O nome do bairro origina-se da sigla Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Extração de Petróleo da Bahia, que tinha sua sede instalada no local décadas atrás.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome