A SPCine é a responsável pelos editais de audiovisual que compõem a Lei Paulo Gustavo no Município de São Paulo

Foram lançados na manhã desta segunda-feira, 16, os editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) para a Cidade de São Paulo, mais de um mês após o lançamento dos editais do governo do Estado. Conforme a publicação, são 10 editais destinados ao setor do audiovisual e o Edital Prêmio Cultura Viva e Espaços Culturais, que visa premiar com valores que vão de 30 mil a 100 mil reais as seguintes atividades: pontos de cultura, técnicos culturais, agentes culturais, trabalhadores culturais, mestres da cultura e espaços culturais que auxiliam e realizam atividades culturais na cidade de São Paulo (em linguagens artísticas como hip hop, forró, samba, choro, reggae, música eletrônica, sound system, audiovisual, fotografia, moda, capoeira, literatura, slam, sarau, teatro, circo, dança, artes plásticas, cultura tradicional, cultura negra, cultura popular e outras).

A Lei Paulo Gustavo, mecanismo federal de fomento ao setor cultural, destinou ao município de São Paulo a quantia de 87 milhões de reais, para serem distribuídos em editais de premiação (ao todo, a LPG encaminhou 3,8 bilhões de reais para todo o País). O Edital Prêmio Cultura Viva e Espaços culturais terá 23 milhões de reais desse total, ficando o audiovisual com o restante, 64 milhões de reais.

A publicação hoje dos editais-relâmpago é uma das que saem com maior atraso – haverá somente 15 dias para as inscrições dos interessados. Agentes culturais, mestres da cultura, pontos de cultura, mestres e espaços cultuais perfazem a totalidade dos estímulos às outras áreas que não o audiovisual, mas os editais não fazem um direcionamento a determinadas áreas (como, por exemplo, teatro ou literatura). Já os editais para o setor audiovisual, formulados e acompanhados pela SPCine (Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo) estão definidos por área e beneficiam com valores que vão de 100 mil reais (apoio a mostras e festivais) a 1,5 milhão de reais (produção de séries). A produção de games tem 400 mil reais de estímulo por projeto aprovado.

Uma pesquisa recente, realizada pela Prefeitura de São Paulo, apontou que a economia criativa (conjunto de setores como design, moda, cultura, tecnologia, artes, etc) movimenta cerca de 40 bilhões de reais por ano – 10% do PIB do município. A injeção de recursos extraordinários da LPG deve potencializar enormemente esse desempenho. As inscrições para a LPG estarão abertas entre hoje e as 23h59 do dia 30 de outubro e são inteiramente online:

https://leipaulogustavo.prefeitura.sp.gov.br/painel

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

  1. Caro Jotabe

    De grandes batalhas heroico-jornalisticas
    Não somente a capital do estado esta pisando no mamão. Uma das poucas cidades Gobernadas pelo pt até esse exato momento NECA DE PITIBIRIBA. Deveria dar exemplo de organização e engajamento dos artistas mas o setor Municipal de cultura está devendo e muito.
    Falo de Araraquara terra de Loyola, Ze Celso e LuiscAntonio.

    O dinheiro chegou faz tempo e está no forno. Editais que é bom Nada.
    Estou por aqui se precisar

    Jair António Alves

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome