A ministra da Cultura, Margareth Menezes, na Cinemateca Brasileira, durante lançamento de edital de cinema exclusivo para mulheres

O Ministério da Cultura publicou nesta manhã de quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União, um comunicado no qual faz um alerta quanto a possíveis desvirtuamentos da aplicação da Lei Paulo Gustavo. O comunicado, assinado pelo secretário executivo do ministério, Márcio Tavares, sai menos de um dia após a controvérsia pública sobre os editais da LPG publicados pelo governo do Estado de São Paulo, que resultou numa audiência pública de resultado unânime ontem na Assembleia Legislativa, na capital paulista – artistas, produtores e parlamentares querem a revogação imediata dos editais elaborados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.


No comunicado, o Ministério da Cultura adverte para a necessidade de que sejam observadas algumas peculiaridades da Lei Paulo Gustavo. Por exemplo: os editais da legislação não se enquadram nas regras da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, pois não se trata de contratação de serviços. “Assim, os estados, Distrito Federal e municípios devem abster-se de utilizar esses dispositivos para a execução das seleções públicas de fomento cultural”, avisa o texto. Trata-se de um equívoco: essas regras só podem ser utilizadas para as contratações de serviços e aquisições de bens.

O comunicado lembra que os agentes culturais que porventura forem contemplados com recursos dos editais só deverão focar no cumprimento de suas propostas para prestar contas, e que a exigência de relatório de execução financeira será uma medida excepcional. O espírito da lei é o de socorrer uma área fragilizada e vulnerabilizada pela pandemia e seus efeitos e pela “blitz” de obscurantismo empreendida pelo antigo governo de Jair Bolsonaro contra o setor, notoriamente crítico e independente em relação aos desmandos de uma gestão autoritária e fundada em preconceitos de gênero, raça e origem social.

O posicionamento público do Ministério da Cultura se afina com o posicionamento de milhares de produtores e artistas paulistas que pedem a revogação imediata dos editais publicados pelo governo de Tarcísio de Freitas. As exigências contidas nos editais afunilam a possibilidade de os artistas independentes postularem o fomento (são muitas certidões negativas, exigência de CPNJ com no mínimo 5 anos de registro e outras burocracias). Da forma como estão propostos, os editais só beneficiam os chamados “tubarões” do setor cultural, afirmam os artistas.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome