Dueto de Bella Valhosa e Castello Branco anuncia festival. Foto: Lumina Kikuchi/ Divulgação
Dueto de Bella Valhosa e Castello Branco anuncia festival. Foto: Lumina Kikuchi/ Divulgação

“Belo é ver o olhar de uma cidade atenta/ sem atrito não há lapidação/ sabe, nessa terra se cuidar também é cuidar dela/ é, eu acho que já sei por onde começar/ se cuida”, dizem os versos iniciais de “Se Cuida”, de Castello Branco, gravada pelo cantor e compositor com a adesão da artista plástica Bella Valhosa, que faz sua estreia na música com este single, que chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira (2), junto de videoclipe.

O pop inspirado tem ares de samba-reggae entre seus beats, assinados por Rafael Fantini (programação, samples, sintetizadores, mixagem e masterização). A música acaba se configurando em uma espécie de manifesto por gentileza e cuidado, consigo mesmo, com os outros e com o planeta, e deu a letra para a edição 2023 do Projeto Verbo Gentileza, de Belo Horizonte/MG, que este ano chega à sua oitava edição e nos próximos dias 2 e 3 de setembro realizará o Festival Multicultural Social e Ambiental. A cada edição uma canção-manifesto anuncia a palavra do ano, buscando chamar a atenção para a ideia do projeto.

Os caminhos se cruzam: quando Castello Branco, vindo do interior, chegou à capital do Rio de Janeiro, as pilastras do profeta Gentileza (1917-1996), próximo da rodoviária, chamaram sua atenção. Foi ali que ele começou a refletir sobre o significado e a necessidade de gentileza em nossa vida. “Gentileza gera gentileza”, dizem ímãs de geladeira e camisas, inspirados no personagem que já havia virado música ao menos duas vezes, pelas mãos de Gonzaguinha (1945-1991) e Marisa Monte. Era mais ou menos a mesma época em que a produtora Patrícia Tavares começava a arquitetar o projeto e festival citados.

*

Faça a pré-save de “Se Cuida”:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome