Isaías Alves, Anurag Naidu, Alba Santos e Aniel Someillan: a química em
Isaías Alves, Anurag Naidu, Alba Santos e Aniel Someillan: a química em "Odyssey". Foto: divulgação

Tomo emprestado por título para este texto o do disco que Itamar Assumpção lançou em 1988 para comentar “Odyssey” (2023, distribuição: Tratore), álbum já disponível nas plataformas de streaming que reúne o baixista cubano Aniel Someillan (radicado no Brasil desde 2014), a cantora espanhola Alba Santos, o pianista indiano Anurag Naidu e o baterista Isaías Alves, brasileiro de São Luís do Maranhão.

“Odyssey”. Capa. Reprodução

A ideia do álbum coletivo surgiu quando o maranhense viveu no Sri Lanka – “Lanka” é o título de seu EP lançado ano passado. Em Colombo ele passava a maior parte do tempo tocando, pesquisando a cultura local e compondo.

O encontro do quarteto é a perfeita tradução do que significa “química” em música. Ao longo de seus pouco mais de 40 minutos, o jazz é costurado por neo-soul, flamenco, rhythm and blues, funk e diversos ritmos brasileiros. Entre ensaios e gravações os artistas levaram uma semana para ter o álbum pronto, gravado no estúdio Sound Asia, no Sri Lanka.

O maranhense assina duas faixas do álbum: “Maya”, versão adaptada de “Rahasin” – do repertório de “Lanka” – e “O Corvo”, em que o jazz se funde ao baila music, ritmo popular no Sri Lanka, inspirada pelo fato de o país possuir uma grande população da ave-musa de Edgar Allan Poe (1809-1849) e também na guerra étnica de quase três décadas entre tâmeis e cingaleses. Nesta faixa, Alba Santos recita, em português e inglês, o poema “Reflexos”, que o baterista escreveu em 2019.

Parte da experiência de “Odyssey” será mostrada na segunda edição do Yoruká Jazz Session, evento itinerante que tem procurado aproximar o jazz, suas fusões e experimentações, de espaços culturais, bares e restaurantes da capital maranhense. Isaías Alves (bateria e direção musical), Emílio Furtado (contrabaixo) e Carlos Ernane (guitarra) aproximam o jazz de ritmos da cultura popular do Maranhão, como o bumba meu boi, o cacuriá e o tambor de crioula, entre outros.

O Isaías Alves Trio. Foto: divulgação
O Isaías Alves Trio. Foto: divulgação

O Isaías Alves Trio se apresenta nesta quinta-feira (6), às 21h, no Urbano SLZ (Av. dos Holandeses, 2, Ponta d’Areia). Os ingressos antecipados custam R$ 25,00 (R$ 30,00 no dia) e podem ser adquiridos via pix ([email protected]) ou plataforma Sympla.

*

Ouça “Odyssey”:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome