Cena da peça Maria e os insetos
A peça "Maria e os insetos" virou websérie em cinco episódios - Foto Divulgação

No cinema e na tevê, os atores raras vezes contracenam para a câmera. No teatro, quem está no palco frequentemente volta o olhar para a plateia. E quando uma peça, antes presencial, é filmada para se tornar uma websérie a ser transmitida online? Maria e os Insetos, produção cênica que esteve em cartaz em São Paulo um pouco antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020, foi gravada e agora será lançada em cinco episódios no canal do YouTube da Cia Delas de Teatro. É a mesma história, porém com novas propostas.

Os cinco episódios de 15 minutos cada contam a história de Maria Sibylla Merian, uma alemã apaixonada pela natureza que se aventurou pelas florestas tropicais do Suriname para documentar a vida dos insetos. Isso no século XVII. Na websérie, as câmeras auxiliam na condução da história, que vai sendo narrada pelas atrizes Fernanda Castello Branco, Julia Ianina e Paula Weinfeld. Ganha em didatismo e não se perde o afeto.

O trabalho foi concebido para o teatro presencial, sob direção de Thaís Medeiros, e chegou a iniciar temporada no Sesc Consolação em fevereiro de 2020. Com a pandemia, o grupo decidiu entrar no universo digital, mas levou um tempo até que decidissem o melhor formato. A websérie foi, então, gravada durante quatro dias, em setembro de 2020 no Sesc Santo André.

Em março, haverá três lives:

1ª CONVERSA (dia 8, 20h) – “Uma conversa sobre acessibilidade, convivência e o teatro.”, com participação de Paula Lopez e Pauline Luise Fonseca; –

2ª CONVERSA (dia 15, 20h) – “Uma conversa sobre referências para o imaginário infantil” com a participação de Beth Carmona e Gabriela Romeu;

3ª CONVERSA (dia 22, 20h) – “Uma conversa sobre a divulgação de histórias de mulheres que mudaram o mundo” com a participação de Angélica Kalil e Duda Porto de Souza.

Maria e os Insetos. Com a Cia Delas de Teatro, websérie, a partir de 24 de fevereiro, no canal do grupo no YouTube.

 

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome