HQ de Carolina Maria de Jesus
A escritora Carolina Maria de Jesus virou HQ, em 2016, e agora tem exposição no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR)

A escritora Carolina Maria de Jesus virou HQ (história em quadrinhos) pelas mãos do cartunista João Pinheiro e da educadora Sirlene Barbosa. Os originais da HQ (2016, Veneta) vão ser expostos até 14 de março de 2020 no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa, no Paraná.

Descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que retratava a vida dos miseráveis em São Paulo, Carolina Maria de Jesus publicou seu primeiro livro aos 46 anos. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada consagrou Carolina, que se tornou uma das primeiras escritoras negras do Brasil. Ela era catadora de papel e morava na Favela do Canindé. A obra foi traduzida em cerca de 15 países.

Os autores da HQ decidiram narrar a trajetória da escritora, de sua infância em Minas até a vida sofrida na favela da zona norte de São Paulo. Sirlene é professora de língua portuguesa e Pinheiro é artista visual, autor dos álbuns Kerouac (2011, Devir) e Borroughs (2015, Veneta). Não é de hoje que obras literárias com personagens negros têm se tornado HQs, mas nem sempre eles eram retratados de forma adequada.

Carolina Maria de Jesus
HQ Carolina Maria de Jesus (Veneta, 2016)
Carolina em HQ. No Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR). Até 14 de março de 2020. Grátis.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome