“Caçador de Mim” e “Ibi/Aye – Lugar/Existência” são duas exposições individuais, dos artistas visuais Éder Luna e Jean Charles, respectivamente. Ambas estão em cartaz simultaneamente no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do Ministério Público (CCMP, Rua Oswaldo Cruz, 1396, Canto da Fabril, Centro) e podem ser visitadas gratuitamente até o próximo dia 30 de janeiro, das 8h às 15h. A curadoria é de Francisco Colombo.
A primeira coisa que chama a atenção, no entanto, é a forma como as exposições foram dispostas. Uma dialoga com a outra, sem ser possível perceber onde esta termina e aquela começa, o que aconteceu meio que por acaso: a decisão foi tomada durante o processo de montagem das exposições.
Éder Luna nasceu em Pedreiras e é graduado em História (Uema) e pós-graduado em História da África e do Maranhão (Iesma), tendo sido monitor nos Museus Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), de Artes Visuais (MAV) e na Cafua das Mercês. Sua primeira exposição individual, “Caçador de Mim” tem peças realizadas em diferentes suportes, como pedras seixo, madeira, papéis de diferentes gramaturas e painéis de azulejos, num diálogo entre arte e a necessidade de preservação do meio ambiente.
Jean Charles nasceu na Fé em Deus, em São Luís, desde a infância se impregnando de fortes cargas da cultura popular do Maranhão e da herança ancestral africana, referências que se cruzam no bairro, do bumba meu boi ao carnaval, passando pela festa do Divino Espírito Santo, blocos tradicionais, capoeira e arte indígena. Participou de exposições coletivas e recebeu diversos prêmios de instituições como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Universidade Federal do Maranhão e a então Fundação Municipal de Cultura (hoje Secult).
Entre as pinturas de Éder Luna e as esculturas/“máscaras” de Jean Charles é patente a influência da cultura negra, em especial a do universo dos folguedos populares e dos terreiros das religiões de matriz africana e de toda a energia/axé que ele emana.
Ambos os títulos refletem a relação dos artistas com a arte e essa herança, com estas se retroalimentando. Mais que feliz coincidência, a encruzilhada em que as artes de Éder Luna e Jean Charles se encontram é confluência.
*
Serviço: exposições “Caçador de Mim” e “Ibi/Aye – Lugar/Existência”, dos artistas visuais Éder Luna e Jean Charles, respectivamente. Em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público até 30 de janeiro de 2024.