Uma das telas de “Caçador de Mim”, de Éder Luna - foto: divulgação
Uma das telas de “Caçador de Mim”, de Éder Luna - foto: divulgação
Escultura/"máscara" de “Ibi/Aye – Lugar/Existência”, de Jean Charles - foto: divulgação
Escultura/”máscara” de “Ibi/Aye – Lugar/Existência”, de Jean Charles – foto: divulgação

“Caçador de Mim” e “Ibi/Aye – Lugar/Existência” são duas exposições individuais, dos artistas visuais Éder Luna e Jean Charles, respectivamente. Ambas estão em cartaz simultaneamente no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do Ministério Público (CCMP, Rua Oswaldo Cruz, 1396, Canto da Fabril, Centro) e podem ser visitadas gratuitamente até o próximo dia 30 de janeiro, das 8h às 15h. A curadoria é de Francisco Colombo.

A primeira coisa que chama a atenção, no entanto, é a forma como as exposições foram dispostas. Uma dialoga com a outra, sem ser possível perceber onde esta termina e aquela começa, o que aconteceu meio que por acaso: a decisão foi tomada durante o processo de montagem das exposições.

Éder Luna nasceu em Pedreiras e é graduado em História (Uema) e pós-graduado em História da África e do Maranhão (Iesma), tendo sido monitor nos Museus Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), de Artes Visuais (MAV) e na Cafua das Mercês. Sua primeira exposição individual, “Caçador de Mim” tem peças realizadas em diferentes suportes, como pedras seixo, madeira, papéis de diferentes gramaturas e painéis de azulejos, num diálogo entre arte e a necessidade de preservação do meio ambiente.

Jean Charles nasceu na Fé em Deus, em São Luís, desde a infância se impregnando de fortes cargas da cultura popular do Maranhão e da herança ancestral africana, referências que se cruzam no bairro, do bumba meu boi ao carnaval, passando pela festa do Divino Espírito Santo, blocos tradicionais, capoeira e arte indígena. Participou de exposições coletivas e recebeu diversos prêmios de instituições como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Universidade Federal do Maranhão e a então Fundação Municipal de Cultura (hoje Secult).

Entre as pinturas de Éder Luna e as esculturas/“máscaras” de Jean Charles é patente a influência da cultura negra, em especial a do universo dos folguedos populares e dos terreiros das religiões de matriz africana e de toda a energia/axé que ele emana.

Ambos os títulos refletem a relação dos artistas com a arte e essa herança, com estas se retroalimentando. Mais que feliz coincidência, a encruzilhada em que as artes de Éder Luna e Jean Charles se encontram é confluência.

*

Serviço: exposições “Caçador de Mim” e “Ibi/Aye – Lugar/Existência”, dos artistas visuais Éder Luna e Jean Charles, respectivamente. Em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público até 30 de janeiro de 2024.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome