A administradora de empresas Andrea Pinheiro

O Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo elegeu nesta terça-feira, 12, a financista Andrea Pinheiro como a nova presidente da entidade pelos próximos dois anos (com possibilidade de recondução para mais dois anos). “Andrea Pinheiro toma posse em 2 de janeiro de 2024 e assume com a proposta de criar um comitê colegiado para a seleção da curadoria da 36ª Bienal de São Paulo, a ser realizada em 2025, além de intensificar ainda mais o papel educativo e formador da instituição”, diz a nota oficial da instituição. Andrea é a segunda mulher a ocupar o posto em 61 anos da instituição – houve só um mandato feminino durante a história da Bienal, o de Maria Rodrigues Alves, entre junho de 1992 e abril de 1993. A primeira vice-presidente será Marguerite Etlin (Maguy).

Para o biênio 2024-2025, a instituição prevê a realização de mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo em onze cidades brasileiras e quatro estrangeiras; a participação oficial do Brasil na 60ª Bienal de Veneza e na 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza; a continuidade das ações de catalogação e conservação do Arquivo Histórico Wanda Svevo; além, é claro, da 36ª Bienal de São Paulo. A nova presidente afirmou que “a Bienal de São Paulo se coloca como uma janela que não apenas nos conduz a novos horizontes, mas também nos incita à reflexão sobre aquilo que nos constitui”.

“Alinhada com o time que há mais de dez anos deu início à revitalização da instituição, Andrea Pinheiro sucede José Olympio da Veiga Pereira (2019-2023), João Carlos de Figueiredo Ferraz (2017-2018), Luis Terepins (2013-2016) e Heitor Martins (2009-2012). Pinheiro assume a presidência de uma instituição saudável e sustentável, que opera com autonomia financeira, transparência e com um equipe permanente especializada, resultado de um processo de fortalecimento institucional iniciado há quase quinze anos”, informa a Bienal.

Maguy Etlin, a vice-presidente, é coordenadora do Comitê Internacional e presidente do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Bienal de São Paulo desde 2019, membro do Conselho do MASP e do Instituto Inhotim, bem como da Associação Amigos do Museu Beaubourg, de Paris, além de estar envolvida com inúmeras iniciativas culturais, como a Casa do Povo e o Grupo Corpo, e ONGs como Orientavida e ACTC. Antes de suas atividades no mundo da arte, foi, entre 1992 e 1999, COO da Bianchini Ferrier, a maior fabricante
europeia de tecelagem de seda para a indústria da moda. É formada em administração pela École des Cadres, de Paris.

Com mais de trinta anos de atuação no mercado financeiro, Andrea Pinheiro é casada com o engenheiro Newton Simões (da Racional Engenharia) e tem larga experiência em funções de governança e cargos de alta gerência. Foi sócia-fundadora do BR Partners, um dos principais bancos de investimento independentes do Brasil. Anteriormente, foi diretora do Banco BMC, tendo conduzido sua transformação em uma instituição de nicho, com atuação especializada em crédito consignado, segmento no qual se destacou entre os líderes. Ainda no BMC, comandou seu processo de venda ao Bradesco, em 2007. Com graduação e MBA em Administração de Empresas, esse último cursado na Universidade de Nova York, e especialização em Governança Corporativa pela Wharton School, Andrea Pinheiro foi diretora da Fundação Bienal de São Paulo entre 2019 e 2022, e é embaixadora da Endeavor e conselheira do MASP, da Vivo e do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome