Revelando SP
Painéis digitais na entrada do Parque da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo

No final da noite de quarta-feira, no Parque da Água Branca, fazendo seu show para os expositores, o folclorista, caipira honorário, cantor, compositor, violeiro, contador, cantador, contista e animador de auditório Rolando Boldrin, de 83 anos, citava Guimarães Rosa para os que já estavam em vias de voltar para casa:

“O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara loucura. No geral”, escreveu Rosa em Grande Sertão Veredas.

O show fabuloso do Rolando Boldrin era a cereja do bolo da abertura do Revelando SP, o mais importante evento da cultura tradicional do Estado de São Paulo, conforme o Farofafá já sentenciou. Em sua edição 2019, além de artesanato, música, dança, gastronomia e expressões culturais de 120 cidades paulistas, estão previstas mais de 100 apresentações de grupos tradicionais de batuques, folias, jongos, congos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, violeiros, violas e fandangos.

Se o visitante vai em busca de comida famosa, além é claro da linguiça de Bragança, encontrará geleias, pães, compotas e vinhos e todo tipo de prato tradicional. Pirogas e arco e flecha de índios guaranis, artefatos caiçaras, peças de barro, argila e madeira, itens de decoração, acessórios, brinquedos,  esculturas, quadros e móveis, bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais: a oferta é grande.

Entre as atrações estão a “Folia de Reis Estrela da Guia” de Guararapes, a “Congada Preto e Branco” de Nazaré Paulista, e o “Fandango de Tamancos” de Itaoca, além de shows de Trêé Bom (dia 14), Demônios da Garoa (dia 15), Matuto Moderno e Moda de Rock (dia 16) e Renato Teixeira (dia 17).

Um trem “digital” possibilita uma viagem imersiva pelas paisagens do interior. Mais modernizado do que de costume, com cenografia de Zé Carratu para possibilitar uma experiência visual completa (que já começa nos totens digitais gigantescos na entrada do parque e paineis entre bambuzais), o velho Revelando SP se afirma ainda naquilo que sustenta sua existência: a prosa e as histórias que podem ser trocadas com os expositores, que vêm de todos os rincões.

 

Revelando SP 2019
Datas: 13 a 17 de novembro
Horário: 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP)

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome