Edição #13

A pintora Clarice

No final da vida, a escritora Clarice Lispector arriscou-se na pintura, produzindo 22 telas. Sua visão, feminina e intrincada, é resgatada em mostra no Instituto Moreira Salles com 18 obras, além dos diálogos com outras pintoras que dialogaram com os temas da autora.


POR JOTABÊ MEDEIROS

RONDA

Edição de 15 a 21 de outubro

Tássia Reis tenta voltar aos trilhos pós-pandemia com “Próspera D+”

Lançado poucos meses antes da paralisação geral do planeta, Próspera (2019) volta transformado em disco dançante, com raps inéditos.


Tássia Reis

Jorge du Peixe integra o “rei do baião” ao manguebeat

O músico e vocalista da banda pernambucana Nação Zumbi lança o solo Baião Granfino, com versões bem pessoais do cancioneiro de Luiz Gonzaga.


Jorge du Peixe

Três vezes Ademir, três caminhos da poesia

O poeta Ademir Assunção completa 60 anos e lança de uma só vez três livros: dois de poesia e um de jornalismo cultural. Um dos livros de poesia, Um nome escrito no vento, da Grafatório Edições, exercita a poesia em sincronia com um esforço autobiográfico. Jabuti de Poesia em 2012, com A Voz do Ventríloquo, o poeta araraquarense trabalho com inconformismo, deboche e grande visão sociológica. 


A sensível história de “A Primeira Perda da Minha Vida”

O Grupo Galpão inova mais uma vez aventurando-se num espetáculo infantil que evoca Kafka e ensina a empatia para os pequenos.


Cena do curta-metragem "A primeira perda da minha vida" - Divulgação Grupo Galpão

O último gol de placa do escritor Sergio Sant’Anna

No próximo 30 de outubro, Sérgio Sant’Anna completaria 80 anos, 50 deles dedicados à literatura. A dama de Branco é sua última obra.


Sergio Sant'Anna, na Feira de Frankfurt, em 2013

Uma sucessão de tragédias com final feliz

O filme Seus olhos dizem, de Takahiro Miki, traz os desencontros, infortúnios, acasos, idas e vindas de um jovem casal improvável.


Seus Olhos Dizem







Edição #1

Na edição da semana passada, falamos da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, dos lançamentos musicais e de HQs, do livro de Muniz Sodré e do evento sobre a militarização no Brasil.

Edição #2

A pandemia do streaming, disco novo de Alceu Valença, a ternura das vanguardas de Tiago Araripe e os lançamentos do cinema (Rodantes e Piedade).

Edição #3

Nenhum técnico do audiovisual pode entrar no galpão incendiado da Ancine, revela Jotabê Medeiros. E mais nossa especial curadoria de dicas culturais.

Edição #4

A Ancine colocou na geladeira uma co-produção Brasil-Chile que tratava da ditadura de Pinochet. Censura?

Edição #5

O teatro presencial está de volta, depois de mais de um ano e meio de pandemia. Dezenove artistas, diretores e produtores culturais falam ao FAROFAFÁ sobre as peças online.

Edição #6

Uma entrevista exclusiva com Douglas Germano, o autor periférico de Vila Matilde, e uma curadoria com nomes de Malcolm X e Sueli Carneiro, entre outros.

Edição #7

Renato Firmino pinta sobre superfícies de rejeitos urbanos. O grande Vão Livre de Lina Bo Bardi o acompanha, a Paulista o circunda.

Edição #8

O atentado das Torres Gêmeas e ao Pentágono completam 20 anos. A data foi lembrada por  documentários e até um drama que refletem sobre as consequências do ataque terrorista.

Edição #9

O coletivo amazônico de Gaby Amarantos se revela em Purakê, segundo álbum solo. Tem ainda o centenário de Paulo Freire e o lançamento do livro Álbum, de Pedro Alexandre Sanches, entre outras dicas.

Edição #10

A cantora e compositora Juçara Marçal desafia os limites no álbum Delta Estácio Blues, seu segundo trabalho solo. Tem ainda o disco-tributo com letras inéditas de Aldir Blanc (1946-2020); o novo livro do poeta e compositor Climério Ferreira; o a série “O Hóspede Americano”, sobre a expedição Rondon-Roosevelt, e o Palco Giratório do Sesc Nacional.

Edição #11

Dois meses após o incêndio que destruiu um dos galpões de filmes e documentos da reserva, instituição só experimentou retrocessos em sua gestão. 

Edição #12

No primeiro volume da quadrilogia “Álbum”, Pedro Alexandre Sanches revê a produção musical de quase três décadas de música brasileira e exuma seus significados ocultos.

A pintora Clarice

No final da vida, a escritora Clarice Lispector arriscou-se na pintura, produzindo 22 telas. Sua visão, feminina e intrincada, é resgatada em mostra no Instituto Moreira Salles com 18 obras, além dos diálogos com outras pintoras que dialogaram com os temas da autora.


POR JOTABÊ MEDEIROS

RONDA

Edição de 15 a 21 de outubro

Tássia Reis tenta voltar aos trilhos pós-pandemia com “Próspera D+”

Lançado poucos meses antes da paralisação geral do planeta, Próspera (2019) volta transformado em disco dançante, com raps inéditos.


Tássia Reis

Jorge du Peixe integra o “rei do baião” ao manguebeat

O músico e vocalista da banda pernambucana Nação Zumbi lança o solo Baião Granfino, com versões bem pessoais do cancioneiro de Luiz Gonzaga.


Jorge du Peixe

Três vezes Ademir, três caminhos da poesia

O poeta Ademir Assunção completa 60 anos e lança de uma só vez três livros: dois de poesia e um de jornalismo cultural. Um dos livros de poesia, Um nome escrito no vento, da Grafatório Edições, exercita a poesia em sincronia com um esforço autobiográfico. Jabuti de Poesia em 2012, com A Voz do Ventríloquo, o poeta araraquarense trabalho com inconformismo, deboche e grande visão sociológica. 


A sensível história de “A Primeira Perda da Minha Vida”

O Grupo Galpão inova mais uma vez aventurando-se num espetáculo infantil que evoca Kafka e ensina a empatia para os pequenos.


Cena do curta-metragem "A primeira perda da minha vida" - Divulgação Grupo Galpão

O último gol de placa do escritor Sergio Sant’Anna

No próximo 30 de outubro, Sérgio Sant’Anna completaria 80 anos, 50 deles dedicados à literatura. A dama de Branco é sua última obra.


Sergio Sant'Anna, na Feira de Frankfurt, em 2013

Uma sucessão de tragédias com final feliz

O filme Seus olhos dizem, de Takahiro Miki, traz os desencontros, infortúnios, acasos, idas e vindas de um jovem casal improvável.


Seus Olhos Dizem







Edição #1

Na edição da semana passada, falamos da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, dos lançamentos musicais e de HQs, do livro de Muniz Sodré e do evento sobre a militarização no Brasil.

Edição #2

A pandemia do streaming, disco novo de Alceu Valença, a ternura das vanguardas de Tiago Araripe e os lançamentos do cinema (Rodantes e Piedade).

Edição #3

Nenhum técnico do audiovisual pode entrar no galpão incendiado da Ancine, revela Jotabê Medeiros. E mais nossa especial curadoria de dicas culturais.

Edição #4

A Ancine colocou na geladeira uma co-produção Brasil-Chile que tratava da ditadura de Pinochet. Censura?

Edição #5

O teatro presencial está de volta, depois de mais de um ano e meio de pandemia. Dezenove artistas, diretores e produtores culturais falam ao FAROFAFÁ sobre as peças online.

Edição #6

Uma entrevista exclusiva com Douglas Germano, o autor periférico de Vila Matilde, e uma curadoria com nomes de Malcolm X e Sueli Carneiro, entre outros.

Edição #7

Renato Firmino pinta sobre superfícies de rejeitos urbanos. O grande Vão Livre de Lina Bo Bardi o acompanha, a Paulista o circunda.

Edição #8

O atentado das Torres Gêmeas e ao Pentágono completam 20 anos. A data foi lembrada por  documentários e até um drama que refletem sobre as consequências do ataque terrorista.

Edição #9

O coletivo amazônico de Gaby Amarantos se revela em Purakê, segundo álbum solo. Tem ainda o centenário de Paulo Freire e o lançamento do livro Álbum, de Pedro Alexandre Sanches, entre outras dicas.

Edição #10

A cantora e compositora Juçara Marçal desafia os limites no álbum Delta Estácio Blues, seu segundo trabalho solo. Tem ainda o disco-tributo com letras inéditas de Aldir Blanc (1946-2020); o novo livro do poeta e compositor Climério Ferreira; o a série “O Hóspede Americano”, sobre a expedição Rondon-Roosevelt, e o Palco Giratório do Sesc Nacional.

Edição #11

Dois meses após o incêndio que destruiu um dos galpões de filmes e documentos da reserva, instituição só experimentou retrocessos em sua gestão. 

Edição #12

No primeiro volume da quadrilogia “Álbum”, Pedro Alexandre Sanches revê a produção musical de quase três décadas de música brasileira e exuma seus significados ocultos.