A convergência natural de Susanna Stivali e o Trio Corrente em “Vai!”

0
153
A cantora e compositora Susanna Stivali com o Trio Corrente - foto: divulgação
A cantora e compositora Susanna Stivali com o Trio Corrente - foto: divulgação

Vai! (Biscoito Fino, 2025) é convergência natural: trata-se do encontro da cantora italiana Susanna Stivali com o brasileiro Trio Corrente: Fábio Torres (piano), Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (contrabaixo).

Em outras ocasiões a artista já havia demonstrado seu amor pela música brasileira, particularmente o álbum Caro Chico (Biscoito Fino, 2015), dedicado ao repertório de Chico Buarque, com versões de suas canções para o italiano – algo que o próprio compositor havia apresentado em Per un pugno di samba (1970). Caro Chico tem participações especiais do compositor, além de Cícero, Francis Hime e Jaques Morelenbaum.

O Trio Corrente, com 24 anos de estrada, consolidou-se como um dos principais nomes da música instrumental e do jazz brasileiros, gozando de prestígio internacional – seu álbum Song for Maura (2013), dividido com o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D’Rivera (autor da faixa-título), venceu o Grammy Award e o Grammy latino, na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino.

O encontro de Susanna Stivali com o Trio Corrente começou a se desenhar na turnê brasileira que a cantora realizou em 2019, quando o baterista Edu Ribeiro acompanhou-a. O registro do encontro em disco, com Vai!, reafirma o talento individual de cada artista e a velha máxima de que a música é a linguagem universal.

O álbum costura repertório autoral e releituras de clássicos da música brasileira. Abre com “Parlo alle rose”, versão em italiano (assinada pela própria Susanna Stivali, com trechos cantados em português) de “As rosas não falam” (Cartola). Chico Buarque comparece com “C’è più samba”, versão de B. Lauzi para “Tem mais samba”, em cuja pegada jazzy (que permeia o álbum inteiro) destacam-se os scats da cantora e os solos de baixo. A outra releitura é “Só danço samba” (Tom Jobim).

Entre suas oito faixas, o álbum registra também parcerias da italiana com os três brasileiros: “Chiama la poesia (Dez e trenta e un)” (Edu Ribeiro e Susanna Stivali), “Solo melodia (Canção só) (Fábio Torres e Susanna Stivali) e “Due (Baião doce)” (Paulo Paulelli e Susanna Stivali), esta última exatamente o que indica seu título. Solitariamente Susanna Stivali assina ainda “Decostruzione” e “D’incanto”.

Vai! nos dá a exata dimensão da grandeza da cantora e dos músicos, todos considerados destaques do jazz na Itália e no Brasil. O álbum chega às plataformas de streaming no próximo dia 27 de março (faça a pré-save aqui).

"Vai!" - capa/ reprodução
“Vai!” – capa/ reprodução
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome