Será lançado nesta segunda-feira, 2 de dezembro, o livro Caixinhas de Música: Conversas sobre Música Brasileira, Tempo e Cidades, coletânea de entrevistas com luminares da cultura (de diversos gêneros, linguagens, regiões e gerações) organizada por Fábio Maleronka e Renata Rocha. Será no bar Ó do Borogodó (Rua Horácio Lane, 21, São Paulo), a partir das 18 horas. Durante o evento, o livro será vendido, no lançamento, a um preço promocional, de R$ 49. Também haverá apresentações musicais de Ivan Vilela e Emiliano Castro e do grupo Ubandu Pau D’Água. Fábio e Renata são colaboradores de FAROFAFÁ, assim como os editores Pedro Alexandre Sanches e Jotabê Medeiros, presentes com trabalhos selecionados no volume (FAROFAFÁ é parceiro na publicação do livro).
Caixinhas de Música é publicado pela editora Autonomia Literária, foi realizado com recursos incentivados da Lei Rouanet e teve patrocínio da MRS Logística S/A. Registra o que os editores chamam de entrevistas-encontros (Alaíde Costa com Ayrton Montarroyos; Armandinho Macêdo e Spok; Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola; Taciana Barros, Marisa Orth e Karina Buhr; Don L e Rodrigo Ogi), com o recurso de caixas de diálogo – boxezinhos de música – que se abrem dentro das entrevistas, entrecruzando histórias dos vários personagens do livro (Hermeto Pascoal e Tetê Espíndola; Milton Nascimento e Lô Borges; Moraes Moreira, Armandinho e Spok; Ney Matogrosso e Cazuza; Aldir Blanc e Eduardo Gudin; Michael Sullivan e Alice Caymmi; Arrigo Barnabé e Céu; Fernanda Abreu e MC Leonardo; Arnaldo Antunes e Felipe Cordeiro; Teresa Cristina, Fabiana Cozza e os generais da banda do Ó do Borogodó, Leo Gola e Stefania Gola).
Fabio Maleronka é doutor pela USP e professor de Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria. Foi diretor de Programação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016), curador da Virada Cultural em 2014 e 2015 e responsável pela implantação do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo. É co-organizador do livro Depois da última sessão de cinema: Spcine, Audiovisual e Democracia (2021). Renata Rocha é arquiteta urbanista formada pela FAU-USP e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas-SP. É autora de diversos artigos, capítulos e publicações sobre habitação, planejamento urbano e políticas públicas.
Principal editor de FAROFAFÁ que colaborou na publicação, Pedro Alexandre Sanches é jornalista cultural em São Paulo desde 1994, formado pela ECA-USP. Trabalhou na Folha de S.Paulo e foi editor de cultura da revista CartaCapital, colabora com diversos veículos brasileiros e edita o site de cultura brasileira Farofafá, do qual é fundador, desde 2011. É autor dos livros Tropicalismo – Decadência Bonita do Samba (2000), Como Dois e Dois São Cinco – Roberto Carlos (& Erasmo & Wanderléa) (2004) e Álbum (Edições Sesc, em quatro volumes, 2021-2024).
A designer Sônia Barreto é fundadora da 2D e a Tecnopop, pelas quais desenvolveu inúmeros projetos editoriais e direção de arte para exposições (sinalização e impressos). Hoje dirige sua própria empresa. Entre seus projetos de comunicação visual, destacam-se Tunga, de Catherine Lampert (Cosac e Naify), Projeto Respiração“, de Marcio Doctors (Cobogó/FEK), Artur Barrio (Petrobras Cultural), Sergio Rodrigues: Fortuna Crítica (Instituto Sergio Rodrigues/Itaú Cultural) e identidade visual para exposições da Galeria Laura Alvim.