Artista queer, não-binário, Darwin Del Fabro é ator, cantor, produtor e roteirista. Em 2022 e 23 lançou dois EPs dedicados ao repertório de Tom Jobim (1927-1994): Revisiting Jobim e Revisitin Jobim – Part 2. Agora ele se prepara para lançar o álbum Revisitando Elis Regina, que chega às plataformas de streaming no próximo dia 26 de janeiro.
Há oito anos radicado nos Estados Unidos, Darwin Del Fabro veio ao Brasil gravar a homenagem à cantora, gaúcha como ele, de quem conhece o repertório desde a infância. Os sussurros do cantor contrastam a explosão da pimentinha, num resultado surpreendente.
Nesta sexta-feira (12), Darwin Del Fabro antecipa single (a capa é de Tonio Vanzolini; faça o pré-save aqui) e videoclipe de “Velha Roupa Colorida”, uma das músicas de Belchior (1946-2017) gravadas por Elis Regina (1945-1982) que ajudaram a projetar o compositor cearense.
Na faixa, o cantor se faz acompanhar por Delia Fischer (piano e arranjo) – que assina a direção e produção musical do álbum –, Matias Correa (contrabaixo), João Di Sabbato (bateria), Levi Chaves (clarinete) e Aquiles Neves de Moraes (flugelhorn).
O vídeo de Maria Slama mostra Darwin Del Fabro trajando diversas vestes, aludindo à letra da canção, que ele canta incompleta – não aparecem as referências a Edgar Allan Poe (1809-1849), Luiz Gonzaga (1912-1989) e Beatles, o que nem de longe tira o brilho e a intensidade da releitura.
*
Assista o videoclipe (estreia amanhã, às 18h):
O passado é uma roupa que não nos serve mais…
Ele canta ”Nunca mais você buscou o seu menino” e não ”menina” como diz a letra original.