No show de Paul McCartney no Maracanã, na noite deste sábado, tanto as 66 mil pessoas no estádio quanto os milhares de espectadores pela TV ficaram fascinados com a visão formada a partir da gigantesca coreografia de placas erguidas ao alto pela plateia com o refrão de Hey Jude (NA NA). Essa intervenção coletiva já se tornou habitual nos shows de Paul em todo lugar do mundo, mas o que pouca gente sabe é que isso tudo começou no… Espírito Santo, Brasil.
Aconteceu o seguinte: a banda Clube Big Beatles, um dos mais reconhecidos conjuntos do mundo especializados na interpretação e celebração do repertório do quarteto de Liverpool, fundado e sediado em Vitória, no Espírito Santo, passou a participar, desde 1996, do festival Beatleweek, com shows covers naquela cidade da Inglaterra. A banda brasileira já fez cerca de 300 shows em Liverpool, sendo que 66 deles no lendário The Cavern Club, palco inicial dos Beatles). Em 2006, para criar um clima durante seu show entre as diversas bandas cover de Beatles, eles desenvolveram a ideia de uma plaquinha para ser erguida por pessoas da plateia durante a execução de Hey Jude.
“Sempre foi difícil e trabalhoso levar duas mil placas de Vitória para Liverpool”, lembra Edu Henning, diretor artístico e produtor do Clube Big Beatles. A banda capixaba Clube Big Beatles fez shows em Liverpool por 23 anos consecutivos. “Pesado. Papel de excelente qualidade. O público levava essa recordação para casa, com a logomarca da banda Clube Big Beatles no cantinho da cartolina”, ele recorda, anotando que, como os shows do seu grupo reúnem frequentadores do mundo todo, falam-se vários idiomas na plateia. “Então, era só levantar uma placa no palco que o público repetia o gesto. Acabou espalhando bem, viu?”, diverte-se Henning. “Agora, quando isso acontece no Maracanã, a emoção é do tamanho do estádio e quase o coração falha”.
A partir daquele ano de 2006, as placas passaram a aparecer em todo canto do mundo onde Paul McCartney aparecia, mas raras vezes com a onipresença desse último show do Maracanã. Há flagrantes de pessoas conhecidas nas plateias segurando o seu NA com euforia, como o guitarrista Andy Timmons (dos grupos Taylor Bay Band, Danger Danger, Pawn Kings), em 2015 (nessa foto, é possível notar a logomarca no dos Big Beatles no canto esquerdo inferior da placa que Timmons segura), e nesta noite de sábado o nosso Gilberto Gil foi encontrado entre os plaqueiros cantarolando o refrão no Maracanã.
No alto, foto de Marcos Hermes dos Nanananana do público; acima, o guitarrista Andy Timmons aparece com um cartaz com o logotipo do grupo brasileiro Clube Big Beatles