O repórter e escritor Silvio Essinger, um dos mais experientes jornalistas da área de música do País (atualmente no jornal O Globo, mas também já militou em outras publicações, como o antigo Jornal do Brasil) lança em São Paulo nesta quarta-feira, 26, às 18 horas, na Livraria Mandarina (Rua Ferreira de Araújo, 373), o seu primeiro (e elogiado) livro de ficção: Mantovânia – Rock e Delírio no Fim do Mundo (Editora Noir).

Autor de livros de não-ficção imprescindíveis, como Batidão: uma história do Funk (2005), Punk: anarquia planetária e a cena brasileira (1999) e Almanaque dos anos 90 (2008), Essinger tem uma longa folha corrida de coberturas de shows (e lançamentos de discos), seja à frente de noites imantadas de soul como a de Stevie Wonder no Imperator, em 2012, ou os inúmeros Rock in Rio já realizados.

Mantovânia é uma alegoria sarcástica, que pende para o gênero farsa literária, artifício do qual Essinger lança mão para continuar inventariando aquilo no qual ele trabalhou toda a vida: a música (também é músico e toca em bandas de garagem). O enredo é o seguinte: no começo dos anos 2000, na cidade de Chicago, vive o herói do livro, tecladista de apoio de uma banda one-hit wonder (de um único sucesso), já decadente. Um dia, sua banda é convidada para uma excursão internacional a um País chamado Mantovânia, que ninguém sabe precisamente onde fica e que ninguém jamais teve notícia de uma banda que tivesse excursionado por lá. Curiosamente, o tecladista também tinha chegado, por aqueles dias, ao disco mais raro do mundo, troféu de sua loja preferida em Chicago, feito por um músico de nome impronunciável que mora justamente na Mantovânia. O texto de apresentação é uma contribuição do visionário Fausto Fawcett, o menestrel de Copacabana. Silvio Essinger estará a postos na Livraria Mandarina para falar do livro, autografar exemplares e contar histórias de sua saga no front do show business musical.

O jornalista e escritor Silvio Essinger

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome